Notícias
Ministro César Borges debate Hidrovia do Mercosul
O ministro dos Transportes, César Borges, garantiu nesta quarta-feira (08/05), a deputados federais e prefeitos do Rio Grande do Sul, que o governo federal irá empregar esforços para que as obras de infraestrutura saiam do papel. “A nossa postura é fazer o melhor possível. O importante é que a construção termine”, afirmou. Na visita ao gabinete do Ministro em Brasília, os parlamentares debateram a implantação da Hidrovia do Mercosul, que abrange a parte sul do estado e o norte do Uruguai.
O deputado Henrique Fontana (PT/RS) destacou que a hidrovia é um pleito de toda a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, com a capacidade total implementada, será mais um instrumento para ajudar no desenvolvimento da região mais pobre do Rio Grande do Sul e do norte do Uruguai. “Além disso, será o principal meio de escoamento da produção gaúcha para o Porto de Rio Grande”, disse.
A Hidrovia do Mercosul é constituída principalmente pelos rios Jacuí e Taquarí, que são ligados à Lagoa dos Patos pelo Lago Guaiba, seguindo pelo Canal de São Gonçalo e finalmente à Lagoa Mirim. São 650 km entre as cidades de Estrela - rio Taquari - e Santa Vitória do Palmar, já na divisa com o Uruguai.
Assessoria de Comunicação/Ministério dos Transportes