Notícias
Ministério dos Transportes avalia transporte de romeiros a Juazeiro do Norte
Ao receber uma comitiva de religiosos da Diocese do Crato (CE), na tarde desta terça-feira (15/12), o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, tratou da regulamentação específica para o transporte de fiéis que participam da Romaria de Padre Cícero, até a cidade cearense de Juazeiro do Norte. A comitiva propôs a criação de regras especiais para o transporte de romeiros por ônibus de fretamento e particulares, assim como veículos da carga ou misto com destino a lugares considerados sagrados e festas religiosas, devido às características locais, com significativo número de fiéis provenientes de áreas rurais do Nordeste, que tem pouca oferta de veículos de transporte.
Para discutir esse assunto, foi marcada reunião para a próxima sexta-feira (18/12), em Juazeiro do Norte, com a presença da ANTT e da Polícia Rodoviária federal. Além disso, será encaminhada do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para análise, a proposta de regulamentação apresentada pela comitiva. O ministro dos Transportes colocou-se à disposição para encontrar soluções viáveis a fim de facilitar o deslocamento dos fiéis. “Temos interesse em solucionar a regulamentação do transporte na cidade de Juazeiro do Norte, durante os períodos de romarias”. O calendário anual de romarias começa em janeiro próximo.
Participaram da reunião os deputados federais José Guimarães (PT-CE), Arnon Bezerra (PTB-CE) e Gorete Pereira (PR-CE) e a comitiva de romeiros de Juazeiro do Norte formada pelo coordenador da comissão de Pastoral de romaria em Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos; vigário geral da diocese de Crato, padre José Vicente Pinto de Alencar da Silva; pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte, Cícero José da Silva; a irmã Annette Dumoulin, membro da Pastoral de Juazeiro do Norte; o prefeito de Canindé (CE), Celso Crisóstomo, além de representantes da Secretaria de Governo da Presidência da República, Polícia Rodoviária Federal, ANTT e Ministério dos Transportes.