Notícias
Marcelo Sampaio participa de debate sobre a infraestrutura de transportes após a pandemia
No webinar promovido pela FGV, nesta segunda-feira (1º), o secretário-Executivo falou sobre a retomada do setor após a crise do novo coronavírus
O secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participou, nesta segunda-feira (1º), do webinar ‘Transportes sobre a retomada do setor de infraestrutura após a pandemia’, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele detalhou os três principais pontos da Pasta para minimizar os impactos da Covid-19 e fomentar a retomada econômica do país: o programa Pró-Brasil, a continuidade do cronograma de concessões e os esforços do Governo Federal para garantir a continuidade dos serviços essenciais.
Durante o debate, o secretário explicou que a maior preocupação do Ministério foi manter a agenda ordinária de obras em andamento. “Uma boa notícia é que nenhuma das nossas obras públicas foram paralisadas. Algumas delas, inclusive, aumentaram o ritmo. Além disso, temos um planejamento robusto e estruturado para os próximos anos para manter os cronogramas em dia”, afirmou Sampaio.
O secretário reiterou a importância do programa Pró-Brasil para a infraestrutura focado nos dois pilares: ‘ordem e progresso’. Segundo o secretário, o pilar ‘ordem’ está estruturado em aprimorar o arcabouço legal e infralegal, na desburocratização e modernização, de forma que o ambiente de negócios seja favorável e atrativo para investimentos privados. “A carteira de projetos prevê investimentos de concessões de R$ 250 bilhões no setor e, em contra partida, os investimentos públicos serão de R$ 30 bilhões. O foco será no investimento privado”, explicou.
Sampaio também falou um pouco sobre o pilar ‘progresso’, que é o portfólio de projetos com parceria do setor privado e do Ministério com investimentos públicos do Orçamento Geral da União. “O objetivo do programa é aprimorar a regulação, a fiscalização, atrair investimentos e criar uma melhoria no ambiente de negócios como um todo”, ressaltou.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - No webinar, Marcelo também falou sobre a transformação digital de todos os procedimentos do Ministério da Infraestrutura. “A gente criou um projeto forte de transformação digital com objetivo de desburocratizar e transformar 100% dos serviços até o final do ano, mas conseguimos antecipar agora para o mês de junho” relatou o secretário.
Pelo Ministério da Infraestrutura, serão 178 serviços 100% digitais e com um portal único para que o cidadão possa acompanhar o que desejar da maneira mais prática e rápida.
Foto: Ricardo Botelho/Aescom
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura