Notícias
Mais duas embarcações financiadas pelo FMM são entregues em Julho
Mais duas embarcações financiadas com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), gerenciado pelo Ministério dos Transportes, foram entregues no mês de julho. O navio gaseiro Oscar Niemeyer ajudará no transporte de gás natural e a embarcação Baru Providencia será usada como apoio às plataformas de petróleo. O fundo é gerenciado pelo Ministério dos Transportes.
O navio gaseiro Oscar Niemeyer, construído no estaleiro Vard Promar, foi entregue à Transpetro, empresa de logística e transportes da Petrobrás. A embarcação conta com 117 metros de comprimento e 5,8 metros de calado. Ela é capaz de transportar até 7.000 metros cúbicos de gás natural.
A obra foi priorizada no valor de R$ 131,9 milhões. Deste total, 82% foram recursos do FMM. O gaseiro entrará em operação na costa brasileira, e faz parte de uma encomenda do Programa de Modernização e Expansão da Frota (PROMEF II), da Transpetro.
A embarcação Baru Providencia, construída no estaleiro ETP Engenharia Ltda, localizado no estado do Rio de Janeiro, também foi concluída e entregue neste mês. Ela servirá de apoio às plataformas de petróleo. É a terceira de uma série de 12 embarcações do tipo UT-4000 que comporão a frota da Baru Offshore Navegação, subsidiária brasileira do grupo colombiano Intertug S.A. Inicialmente, elas atenderão demanda da Petrobras na produção de petróleo e gás, primordialmente nas bacias de Campos e Santos, inclusive no pré-sal.
A Baru Providencia é do tipo UT-4000, mais conhecida como FSV (Fast Supply Vessel), utilizada para levar tripulantes, equipamentos e itens de consumo, como água e alimentos para plataformas de exploração de petróleo. Construída em alumínio, ela possui 48 metros de comprimento, 3 metros de calado e 9,5 metros de largura e comporta uma tripulação de 12 pessoas, possui capacidade de carga de até 250 toneladas e tanques de 90m³ para óleo e de 88m³ para água potável.
O FMM é gerenciado pelo Ministério dos Transportes e já desembolsou, até maio deste ano, R$ 28,7 bilhões no fomento ao transporte aquaviário e à indústria naval. O Fundo tem contribuído para a renovação e o crescimento da frota brasileira, o fortalecimento da indústria naval, o aumento do transporte por hidrovias, cabotagem e apoio marítimo à exploração de petróleo no país.