Notícias
Liberação do Viaduto Emaús desafoga tráfego em região metropolitana do RN
Fluxo de veículos será distribuído entre as vias marginais, descongestionando o trânsito em trecho urbano da BR-101
Com movimento de mais de 95 mil veículos por dia, a parte superior do Viaduto Emaús, no Rio Grande Norte, foi liberada na manhã desta segunda-feira (3/4). A finalização da obra, que faz parte de uma série de intervenções complementares da BR-101 no estado, dará melhores condições para a trafegabilidade no trecho que atravessa parte da região metropolitana potiguar, garantindo mais segurança e redução do tempo de viagem.
Esta é a segunda entrega do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil do plano de obras da BR-101 entre o município Parnamirim e Natal. O primeiro foi o de Neópolis, mais próximo da capital, liberado em janeiro. “Este trecho da BR-101 acolhe o maior volume diário de tráfego do estado. Além da redução de acidentes, a obra consiste em outras ações que serão responsáveis por melhorar ainda mais o fluxo de veículos de passeio e de cargas na região, diminuindo os congestionamentos”, destacou o ministro Maurício Quintella.
O viaduto, que também receberá o nome Irmã Maura de Moraes, em homenagem à missionária da região, viabilizará a distribuição do fluxo de veículos entre o viaduto e as vias marginais, eliminando semáforos que controlavam o trânsito. Também será construída uma passarela para a travessia de pedestres, oferecendo mais segurança para os moradores que trabalham na capital, turistas que trafegam pela BR e outros usuários.
>> Leia também: Maurício Quintella vai a Natal abrir para o tráfego o Viaduto Emaús
Segundo Quintella, todo o complexo viário contará com outros quatro viadutos, um túnel, seis passarelas, uma passagem inferior para veículos, implantação de 21,3 km de vias marginais e a restauração de pista principal, além de 15 km de drenagem de águas pluviais.
As obras do Viaduto da Cohabinal ao sul de Emaús estão em andamento; seis quilômetros de vias marginais e 70% das obras de drenagem estão prontos; a passagem inferior de Pium deve ser entregue em junho. O investimento final das obras será de R$ 166,1 milhões, com mais de 500 empregos gerados.
Fotos: Edsom Leite - Ascom/MTPA
Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil