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Governo Federal e São Paulo avaliam implantação do Ferroanel
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, se reuniu, nesta sexta-feira (3), em São Paulo, com os secretários estaduais Saulo de Castro Abreu Filho (Logística e Transportes) e Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos), para discutir a implantação do Ferroanel. O diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, também participou do encontro.
O Ministério dos Transportes está trabalhando para viabilizar a obra, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (SLT) e Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM). Os estudos preliminares do empreendimento devem ser concluídos em junho deste ano.
A construção pode começar no início do ano que vem pelo trecho norte do trajeto. "A obra é vital. Hoje a demanda de carga para o transporte ferroviário em São Paulo é três vezes maior do que a capacidade”, disse o ministro dos Transportes.
“É uma obra em conjunto [entre os governos federal e estadual] que visa consolidar e resolver de maneira definitiva o transporte de cargas e de pessoas na capital”, explicou Saulo de Castro.
O Ferroanel permitirá que os trens de carga atravessem a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) sem interferir no transporte metropolitano de passageiros. Além disso, irá agregar maior competitividade à ferrovia. Sua implantação deverá agilizar o setor de logística, diminuir o tempo e os custos do transporte e melhorar as condições de tráfego na malha rodoviária, já que o fluxo de caminhões nas estradas e centros urbanos diminuirá.
O empreendimento deverá ser implantado em duas etapas: Ferroanel Norte e Ferroanel Sul. O tramo Sul articulará os movimentos das ferrovias que chegam à RMSP, permitindo a transposição da cidade tanto para os deslocamentos Leste-Oeste como aqueles que se estabelecem a partir dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e região do Vale do Paraíba, em São Paulo, para os estados da região Sul e vice-versa.
A função do Ferroanel Sul é estratégica para São Paulo, pois permitirá realocar fluxos de carga nessa rota, hoje refém do modo rodoviário. Destacam-se, neste caso, os fluxos de madeira, produtos siderúrgicos e alimentares.
Já o Ferroanel Norte, por sua vez, permite a movimentação de cargas, principalmente contêineres, da região de Campinas e RMSP para o Porto de Santos via cremalheira, bem como a transposição de comboios entre o interior e o Vale do Paraíba.
O tramo Norte é importante estrategicamente, pois permitirá a transposição da RMSP para os fluxos de tráfego radiais, norte-sul a partir de projeções do Porto de Santos. Circundará a RMSP passando por Jundiaí até a Região de Campinas, que concentra cerca de 70% da produção de contêineres para o porto.
Com colaboração da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Logística e Transportes.
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