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Fluxo na BR-287/RS pode ser liberado em 15 dias
Com a necessidade de bloquear o tráfego na travessia da várzea do rio Toropi no km 313, rota alternativa está em construção
A Superintendência Regional do DNIT no Rio Grande do Sul iniciou, nesta quarta-feira (29/10), a construção de um desvio como alternativa provisória à ponte sobre a várzea do Rio Toropi, no km 313,5 da BR-287. A construção do desvio de 300 metros ao lado da estrutura interditada deve durar 15 dias, caso não chova.
Durante esta quarta-feira, operários da empresa detentora do contrato de manutenção da BR-287 iniciam a limpeza da área e a colocação de pedra. Em seguida, será instalada a tubulação para a drenagem e por fim aplicado o asfalto. Com isso, a rota alternativa trará segurança aos cerca de 5 mil veículos que trafegam diariamente no local.
Após inspeção de especialistas, foi constado que a ponte - localizada entre São Pedro do Sul e Mata, na região central do Estado – precisará ser demolida, para a construção de uma nova no mesmo local. O DNIT reforça que a travessia está totalmente bloqueada para veículos e pedestres.
A vistoria, realizada na tarde de terça-feira (28/10), feita por especialistas em pontes revelou que a ligação entrou em colapso. Com 80 metros de extensão a estrutura baixou cerca de um metro na parte central devido à ruptura de dois pilares. Como ela continua a ceder, forçando os demais pilares o risco dela desmoronar é elevado. O órgão esclarece que a ponte será demolida.
O DNIT está analisando qual será a forma de contratação da empresa que fará a nova conexão, mas adianta que o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) seria a melhor opção pela agilidade do certame. O órgão calcula que, depois de definida a construtora, a nova ponte esteja pronta em sete meses.