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Estudos de viabilidade para leilão de terminais portuários no Pará estão concluídos
Investimentos de R$ 640 milhões possibilitarão a geração de energia por meio de gás para indústrias e veículos da região Norte do Brasil
A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) concluiu os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para nove terminais portuários localizados no Pará. Juntos, eles devem atrair mais de R$ 640 milhões em investimentos.
Dividido em dois grupos, o trabalho realizado pela empresa foi amplamente debatido com o setor e faz parte da preparação da documentação técnica necessária para os empreendimentos qualificados pelo conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
No primeiro grupo de estudos, entregue ao governo em agosto, estão os três terminais destinados ao envase e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), localizados no Terminal Petroquímico de Miramar, em Belém.
Para o secretário Nacional de Portos do ministério dos Transportes, Luiz Otávio Campos, pela primeira vez os portos paraenses vão ter condição de ter geração de energia por meio de gás para as indústrias e veículos. “Isso vai baratear tarifas, diminuir o custo de transportes e, o mais importante, gerar empregos”, avaliou o secretário.
Os outros seis terminais, com estudos concluídos agora em outubro, são destinados à movimentação de combustíveis, sendo cinco também no Terminal Petroquímico de Miramar e um no Porto de Vila do Conde.
Esses novos projetos passaram por mudanças, especialmente em relação aos prazos contratuais e às premissas de abastecimento para a região. De forma conjunta, os terminais de Miramar permitirão a realização de investimentos em obras públicas de dragagem dos berços, canal de acesso e bacia de evolução.
Os projetos para os portos fazem parte das novas concessões de infraestrutura que são fundamentais no processo de recuperação da economia brasileira e da retomada da criação de empregos.
Na avaliação do secretário, os leilões vão viabilizar os portos de gás, petróleo, líquidos e deixar com que o Pará passe a ter a importância que o Brasil tem no mercado internacional. “Hoje nós já somos um corredor de exportação de grãos, e esses investimentos nos próximos anos vão trazer uma posição de vanguarda dos portos do Arco Norte como um todo. Isto é o Brasil se integrando através do Norte para os mercados internacionais, como os Estados Unidos e a Europa”, explicou Campos.
EPL - Vinculada à Secretaria do PPI há pouco mais de um ano, a EPL atua para garantir toda a segurança jurídica necessária para a realização de leilões no horizonte 2017/2018.
Além dos estudos para rodovias e ferrovias já entregues pela empresa, os estudos de terminais portuários fazem parte dos esforços da EPL para realizar os projetos voltados para as novas concessões federais de infraestrutura e logística e para o planejamento de uma malha integrada de transportes moderna e robusta.
A EPL ainda realiza estudos de viabilidade para mais dez terminais portuários em diversos estados e que também serão colocados em leilão nos próximos meses.
Foto: CDP (Companhia Docas do Pára - Vila do Conde)
Fonte: EPL (Empresa de Planejamento e Logística)
Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação