Notícias
EPL promove seminário internacional sobre novo modelo de exploração ferroviário de cargas
Até a próxima sexta-feira (30/05), técnicos do governo brasileiro e especialistas em ferrovias da Espanha, Estados Unidos e Austrália irão discutir as experiências Internacionais, os diferentes modelos ferroviários no mundo e a aplicação à regulamentação do novo modelo de exploração ferroviária no Brasil. O evento começou na última quarta-feira (28/05).
O presidente da EPL, Paulo Sérgio Passos, ao abrir o evento disse que o Brasil passou décadas sem investir em ferrovias e que estamos no momento de avançar com esse novo modelo aberto de ferrovias (Open Acess). “Precisamos ter um sistema ferroviário operante, moderno e que cumpra o seu papel de transporte eficiente”.
O gerente de serviços logísticos da EPL, Fábio Barbosa, ressaltou a importância do seminário, que permitirá concluir proposta para implementação do modelo de exploração ferroviária que será levada à discussão pública, com a participação de governo, empresas e usuários. Os estudos que foram iniciados em fevereiro pela EPL e Ineco Engenharia e Consultoria do Transporte, e conta com a participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Valec Engenharia Construções e Ferrovias S/A.
Entre os temas em discussão no seminário estão a gestão da segurança na operação ferroviária; evolução e necessidades de regulação; os modelos verticais baseados na concorrência entre operadores; o transporte ferroviário de cargas nos Estados Unidos; os modelos horizontais (com separação das atividades de gestão da infraestrutura ferroviária e prestação dos serviços); a experiência europeia; a experiência “open access” na Austrália; e a regulação da colocação em serviço do material circulante: requisitos, homologação, interoperabilidade, autorizações.
Fonte: EPL
>>>Acesse também Twitter e Facebook do Ministério dos Transportes