Notícias
Edital para a construção da 2ª Ponte Internacional passará por aprimoramento
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou nesta quinta-feira (28/02) que o Edital nº 889/2012, para contratação das obras de construção da segunda ponte entre Foz do Iguaçu, no Brasil, e Presidente Franco, no Paraguai, vai passar por ajustes. A medida incluirá a maneira de contratação de mão de obra e de compras de insumos estrangeiros. O Ministério dos Transportes trabalha para a solução mais rápida desse problema.
Lançado em dezembro do ano passado, o edital estabelece que a licitação será regida pelo Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC). As regras do certame permitem a formação de consórcio com no máximo três empresas.
A ponte de 760 metros será construída sobre o rio Paraná e terá duas pistas. As faixas de tráfego serão pavimentadas com a utilização de pavimento flexível de concreto betuminoso com espessura de 7cm. A obra vai desafogar a Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, no Paraguai, e fortalecerá a integração social e econômica do Mercosul.
Devido ao intenso fluxo de passageiros e de cargas pela Ponte da Amizade, Brasil e Paraguai vêm negociando a construção de mais uma ponte ligando os dois países. Além de promover a integração física de seus territórios, as comunidades que vivem na região fronteiriça serão beneficiadas com a ampliação das vias de ligação para o transporte terrestre entre as duas margens do rio Paraná. A primeira ponte internacional construída sobre o rio Paraná liga Foz do Iguaçu à Ciudad del Este existe desde 1965.