Notícias
Diretor-geral da ANTT participa da inauguração da nova Avenida do Contorno na BR-101/RJ, em Niterói
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, participou, na manhã desta sexta-feira (07/08), da entrega da obra de ampliação da Avenida do Contorno do Barreto, em Niterói (RJ), na BR-101. Também estiveram presentes no evento o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, seu secretário de Transportes, Carlos Osório, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o presidente da Arteris, David Antônio Díaz.
O trecho, de 2,2 quilômetros de extensão, vai melhorar a mobilidade no transporte, a circulação entre as cidades da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro e o acesso à ponte Rio - Niterói. Com a ampliação, o segmento passa a contar com três pistas de rolamento e acostamento, que, em finais de semana prolongados e em situações esporádicas, poderá ser utilizado como quarta faixa em cada sentido, desde que autorizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Melhorias como obras de recuperação, de reforço estrutural e de adequação das pistas do antigo viaduto também marcam os investimentos ao longo do trecho. Os recursos da ordem de R$ 90 milhões abarcaram também a construção de dois novos viadutos: um sobre o pátio da Leopoldina Railway, com uma estrutura de 400 metros, e outro sobre o pátio do estaleiro UTC, com 48 metros de extensão.
“Estamos entregando uma obra extremamente importante para os cariocas e niteroienses, pois a Avenida do Contorno é um dos principais eixos viários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. ANTT trabalhou duro para que esta obra fosse concretizada. Estamos felizes em poder colaborar e fazer parte deste importante momento para o Estado do Rio”, disse o diretor-geral da ANTT no discurso de inauguração.
A obra, iniciada em 2013, foi responsável pela geração de 250 empregos e priorizou a contratação de mão de obra local. O trecho beneficia também as comunidades instaladas nas proximidades da Avenida do Contorno que foram contempladas com estruturas de lazer.
Concessão – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), criada em 2001, regula e fiscaliza a exploração de infraestrutura e prestação de serviços de transporte terrestre, inclusive contratos já celebrados antes da sua criação, resguardando os direitos das partes e o equilíbrio econômico-financeiro dos respectivos acordos.
Com 320 quilômetros de extensão, a BR-101/RJ – Divisa RJ/ES – Ponte Presidente Costa e Silva – foi concedida para iniciativa privada com o objetivo de exploração da infraestrutura, em 14 de fevereiro de 2008, pelo período de 25 anos. A licitação fez parte da Fase I da 2ª etapa do programa de concessões rodoviárias.
Fonte: ANTT