Notícias
Construção de nova ponte na BR-287/RS vai começar em novembro
Contratação emergencial agiliza a construção da travessia sobre a várzea do rio Toropi após a queda da antiga ponte.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai decretar emergência para agilizar a construção de nova ponte sobre a várzea do Rio Toropi, no km 313,5 da BR-287. A ponte do local desabou nesta quinta-feira (30/10), com as fortes chuvas. Ela estava bloqueada há alguns dias, após vistoria da Autarquia que identificou danos graves em dois pilares, comprometendo toda a estrutura.
O órgão está encaminhando solicitação de orçamento para empresas que atuam no Rio Grande do Sul e especializadas em obras de arte especiais. O prazo para a apresentação das propostas de valores será até o final da próxima semana. A expectativa da autarquia é de que a contratação da obra aconteça ainda no mês de novembro, com início imediato dos serviços.
Segundo a Superintendência Regional do DNIT no Rio Grande do Sul a demolição do resto da ponte que desabou e a construção da nova travessia serão realizados pela mesma empresa. Sete meses é o prazo estimado para a construção da nova ponte.
No momento aquele trecho da BR-287 entre os municípios São Pedro do Sul e Mata está totalmente interditado. Uma rota alternativa - com 300 metros de extensão ao lado da estrutura antiga - deve ser liberada em 15 dias. A empresa responsável pela manutenção da rodovia executa o desvio que será totalmente asfaltado oferecendo segurança aos cerca de 5 mil veículos que trafegam diariamente no local.