Notícias
Brasil recebe carga de máscaras e kits de testes rápidos doados pela Vale
Ministério da Infraestrutura apoia a logística e distribuição dos equipamentos importados
O oitavo avião com insumos comprados pela Vale na China para combater a disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que provoca a Covid-19, pousou na manhã desta terça-feira (28/04) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Na carga, estavam 1 milhão de kits de teste rápido, 320 mil máscaras cirúrgicas descartáveis e 140 mil máscaras N95, que são as mais indicadas para médicos e enfermeiros expostos a ambientes contaminados pelo vírus. O Ministério da Infraestrutura está monitorando e apoiando a logística e distribuição dos equipamentos importados.
Todo o material será doado ao governo brasileiro, responsável pela distribuição para unidades de saúde espalhadas pelo país. Para o governo federal, estão sendo doados, no total, 5 milhões de kits de testes rápidos e 15,8 milhões de EPIs. A carga das oito aeronaves – dois de carreira e seis cargueiros – soma quase 255 toneladas, o equivalente ao peso médio de quase 255 carros populares. O material foi distribuído em 21.083 caixas.
No total, a Vale irá trazer da China mais de 600 toneladas de insumos para ajudar no combate ao novo coronavírus no Brasil até maio. Soma-se à carga mais 5 milhões de kits, comprados por bancos brasileiros com a ajuda logística da empresa na China, país com o qual a Vale mantém uma parceria de quase 50 anos. Há ainda insumos – entre EPIs e kits – que serão entregues a unidades de saúde de regiões onde a Vale atua. Para trazer tudo, serão necessárias 15 aeronaves (13 cargueiros e dois aviões de carreira).
Além dos equipamentos adquiridos e doados por empresas, o Ministério da Saúde adquiriu 240 milhões de máscaras cirúrgicas e N95, que devem começar a chegar ao Brasil ainda nesta semana. O Ministério da Infraestrutura está responsável pela megaoperação.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura