Notícias
Brasil busca atrair empresas chinesas para leilões de infraestrutura
Ministro Tarcísio de Freitas se reúne com embaixador da China para intensificar agenda de trabalho com foco no programa de concessões
O governo brasileiro deve intensificar a agenda de trabalho, nos próximos meses, para buscar a participação de grandes empresas chinesas nos próximos leilões de infraestrutura de transportes. Em audiência nesta terça-feira (4), em Brasília, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, reforçou ao embaixador da China, Yang Wanming, a intenção de aprofundar o diálogo para mostrar as oportunidades que o Brasil oferece em ferrovias, portos, rodovias e aeroportos.
Há previsão de viagem do ministro à China, ainda no primeiro semestre, para participar de roadshow, a exemplo dos realizados na Europa e nos Estados Unidos, apresentando o programa de concessões a executivos de empresas privadas e estatais do país asiático. “O ano de 2020 será muito bom. Queremos intensificar o diálogo e esperamos contar com o expertise e a capacidade das empresas chinesas”, disse Freitas.
O embaixador afirmou que o Brasil transmite confiança e seria oportuna uma aproximação com os empresários chineses para tirar dúvidas sobre a modelagem e a viabilidade dos projetos de concessão. “Há muito interesse das empresas chinesas no Brasil, especialmente em ferrovias”, afirmou Wanming. A Embaixada da China deverá construir uma agenda de trabalho com o ministério para organizar reuniões preparatórias e também o roadshow com foco no programa de concessões brasileiro.
Foto Edsom Leite / MInfra
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura