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ANTT publica minuta de Edital e de Contrato das BR-050 GO/MG e BR-262 ES / MG
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publica nesta sexta-feira (14/06), em sua página, a minuta de Edital e Contrato das BR-050 (GO/MG) e BR 262 (ES /MG). Estas concessões foram objeto das Audiências Públicas nº 131 e nº 132/2013 e fazem parte da 3ª Etapa das Concessões Rodoviárias Federais – Fase 3, Lote 2. Mais detalhes no endereço.
A ANTT entrega nesta sexta-feira ao Tribunal de Contas da União (TCU) os documentos referentes a estas duas rodovias. Além destes documentos sobre as BR- BR-050 (GO/MG) e BR 262 (ES/MG), foram disponibilizados também, os relatórios sobre os sete lotes de concessões com as respectivas contribuições recebidas. Abaixo segue resumo dos documentos apresentados sobre estas duas rodovias.
BR-050 (GO/MG)
A concessão consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade da rodovia BR-050 (GO/MG), no trecho de 436,6 km que se inicia no entroncamento com a BR-040, em Cristalina (GO), e se estende até a divisa de Minas Gerais, no munícipio de Delta, com o estado de São Paulo.
O sistema rodoviário em questão abrange 9 municípios em duas Unidades Federativas:
- Goiás: Cristalina, Ipameri, Campo Alegre de Goiás, Catalão e Cumari.
- Minas Gerais: Araguari, Delta, Uberaba e Uberlândia.
Foi definido para o sistema rodoviário em questão um esquema de pedagiamento com 6 praças de pedágios, conforme ilustrado na tabela a seguir:
Localização das praças de pedágios ao longo da rodovia BR-050
No |
Praça |
km |
1 |
Ipameri |
139/GO |
2 |
Campo Alegre de Goiás |
225/GO |
3 |
Araguari |
11/MG |
4 |
Araguari |
52/MG |
5 |
Uberaba |
109/MG |
6 |
Delta |
195/MG |
A taxa interna de retorno de projeto (real), estabelecida pelo Poder Concedente, sobre o fluxo de caixa sem alavancagem é de 7,20 % a.a. O que resultou nas seguintes tarifas:
|
Mai/2012 (R$) |
Tarifa por km |
0,0787 |
Tarifa na Praça 1 |
6,80 |
Tarifa na Praça 2 |
7,30 |
Tarifa na Praça 3 |
5,60 |
Tarifa na Praça 4 |
4,30 |
Tarifa na Praça 5 |
6,10 |
Tarifa na Praça 6 |
4,40 |
A cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após a conclusão dos trabalhos iniciais no sistema rodoviário e a execução de 10% das obras de duplicação.
O trecho concedido devera ser totalmente duplicado ate o final do 5º ano do prazo da concessão, conforme cronograma:
Quantitativo de duplicação por ano (%)
Ano |
Extensão (km) |
% do Total a ser duplicado |
1º |
0 |
0% |
2º |
35,0 |
16% |
3º |
52,4 |
24% |
4º |
74,3 |
34% |
5º |
56,8 |
26% |
Total para implantação |
218,5 |
100% |
Trecho duplicado |
218,1 |
|
Extensão em duplicação pelo DNIT |
0 |
|
Extensão do lote |
436,6 |
Os orçamentos de investimentos e custos de operação foram feitos com base nos custos unitários das obras, equipamentos e serviços e nos cronogramas de aquisição, reposição e operação. Esses cronogramas foram definidos em função do crescimento do tráfego e da manutenção dos padrões de qualidade estabelecidos para a rodovia.
Estão previstos os seguintes valores de investimentos, custos e receita de pedágio:
Valores (preços de mai/12) |
|
Receita de pedágio |
R$ 10,14 bilhões |
Investimentos |
R$ 3,03 bilhões |
Custos operacionais |
R$ 1,97 bilhão |
O Programa de Exploração Rodoviária - PER define as seguintes melhorias físicas e operacionais:
- Implantação de 30 interseções, sendo 16 interconexões diamante, 8 interconexões trombeta, um interconexões trevo e 5 retornos operacionais até o 5º ano e outras 7 interseções até o final da concessão;
- Implantação de 7 passarelas até o 5º ano e outras duas até o final da concessão;
- Implantação de 8 melhorias em acesso até o 5º ano e outras duas até o final da concessão;
- Implantação de 22,4 km de vias marginais em travessias urbanas até o 6º ano e outros 4 km até o final da concessão. Abaixo informações da BR 262/ES/MG.
BR 262 ES / MG
A concessão consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade da rodovia BR-262, no trecho de 375,6 km com inicio no município de Viana, no estado do Espírito Santo, no entroncamento com a BR-101, e se estende até João Monlevade, no entroncamento com a BR-381, no estado de Minas Gerais.
O sistema rodoviário em questão abrange 22 municípios em duas Unidades Federativas:
- Espírito Santo: Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ibatiba, Irupi, Iúna, Marechal Floriano, Muniz Freire, Venda Nova dos Imigrantes e Viana.
Minas Gerais: Abre Campo, Bela Vista de Minas, Caputira, João Monlevade, Manhuaçu, Martins Soares, Matipó, Reduto, Rio Casca, Rio Piracicaba, Santo Antônio do Grama e São Domingos do Prata.
Foi definido para o sistema rodoviário em questão um esquema de pedagiamento com cinco praças de pedágios, conforme ilustrado na tabela a seguir:
Localização das praças de pedágios ao longo da rodovia BR-262 (ES/MG)
No |
Praça |
km |
1 |
Marechal Floriano |
60/ES |
2 |
Muniz Freire / Brejetuba |
143/ES |
3 |
Reduto |
23/MG |
4 |
Matipó |
77/MG |
5 |
São Domingos do Prata |
165/MG |
A taxa interna de retorno de projeto (real), estabelecida pelo Poder Concedente, sobre o fluxo de caixa sem alavancagem é de 7,20 % a.a. O que resultou nas seguintes tarifas:
|
Mai/2012 (R$) |
Tarifa por km |
0,1148 |
Tarifa praça 1 |
9,90 |
Tarifa praça 2 |
9,10 |
Tarifa praça 3 |
7,40 |
Tarifa praça 4 |
8,10 |
Tarifa praça 5 |
8,70 |
A cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após a conclusão dos trabalhos iniciais no sistema rodoviário, a execução de 10% das obras de duplicação.
O trecho concedido deverá ser totalmente duplicado até o final do 5º ano do prazo da concessão, conforme cronograma:
Quantitativo de duplicação por ano (%)
Ano |
Extensão (km) |
% do Total a ser duplicado |
1º |
0 |
0% |
2º |
30,2 |
16% |
3º |
45,3 |
24% |
4º |
64,2 |
34% |
5º |
49,1 |
26% |
Total para implantação |
188,8 |
100% |
Trecho duplicado |
0 |
|
Extensão em duplicação pelo DNIT |
180,5 |
|
Trecho de travessia urbana em pista simples a ser contornado* |
6,3* |
|
Extensão do lote |
375,6 |
* Valor subtraído no cálculo do total para implantação
Os orçamentos de investimentos e custos de operação foram feitos com base nos custos unitários das obras, equipamentos e serviços e nos cronogramas de aquisição, reposição e operação. Esses cronogramas foram definidos em função do crescimento do tráfego e da manutenção dos padrões de qualidade estabelecidos para a rodovia.
Estão previstos os seguintes valores de investimentos, custos e receita de pedágio:
Valores (preços de mai/12) |
|
Receita de pedágio |
R$ 7,96 bilhões |
Investimentos |
R$ 2,11 bilhão |
Custos operacionais |
R$ 1,74 bilhão |
O Programa de Exploração Rodoviária - PER define as seguintes melhorias físicas e operacionais:
- Implantação de 20 interseções, sendo 15 interconexões diamante, quatro interconexões trombeta e um retorno operacional até o 5º ano e outras seis interseções até o final da concessão;
- Implantação de uma melhoria em acesso até o 5º ano e mais uma até o final da concessão;
- Implantação de 9,3 km de vias marginais em travessias urbanas, segundo extensões definidas no PER até o 6º ano e outros 3 km até o final da concessão;
- Implantação de contorno de 8,6 Km em Manhuaçu (MG).