Notícias
Estado do Pará recebe novo terminal hidroviário
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inaugurou, no último mês, um novo terminal hidroviário em Santarém, no Pará. A entrega da obra proporcionará mais segurança e conforto para o embarque e desembarque de passageiros. Foram investidos na construção R$ 5,2 milhões, provenientes de um convênio entre o DNIT e a prefeitura municipal.
A nova estrutura faz parte das Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4), que são construídas para beneficiar a movimentação de cargas e passageiros em áreas distantes, atendidas pelo transporte fluvial.
Na região Amazônica, os rios representam a principal via de locomoção, pois, em determinadas regiões, a única forma de transitar é por meio das hidrovias. O diretor geral do DNIT, Valter Casimiro, que esteve presente na cerimônia de entrega, ressalta a importância das hidrovias, que, para ele, representam as estradas na Amazônia. “Por isso é tão importante a construção de estruturas como a deste terminal hidroviário, pois elas possibilitam a mobilidade da população com segurança e dignidade", avaliou.
O novo terminal hidroviário de Santarém contará com um flutuante novo e uma rampa adequada. Além disso, a construção inclui lanchonete, banheiros e estacionamento. Todos novos e em excelentes condições de uso.
O que são as IP4?
São Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte que funcionam como instrumentos de desenvolvimento regional. Elas possuem características próprias de operação, normas e regulamentação. Essas instalações representam melhorias significativas tanto para os usuários, como também para a movimentação de cargas. A maior concentração delas está localizada nos estados do Pará e no Amazonas.
Ao serem instaladas, elas precisam cumprir requisitos de regularidade, eficiência, segurança, atendimento ao interesse público, generalidade, conforto, cortesia na prestação dos serviços, modicidade nas tarifas e fretes e preservação do meio ambiente. Além disso, têm que constar no Sistema Nacional de Viação – SNV, operar exclusivamente com embarcações de navegação interior e estar fora da poligonal do porto organizado.
Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civi