Notícias
SUSTENTABILIDADE
No Chile, Ministério participa do 8º Encontro do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável 2025
Brasil participa do 8º Encontro do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável 2025 - Foto: Ministério dos Transportes
A participação da sociedade civil no monitoramento da Agenda 2030 esteve no centro dos debates no primeiro dia do 8º Foro dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável. O evento, que teve início nesta segunda-feira (31), na sede da CepalL, em Santiago do Chile, segue até sexta-feira (4), com líderes regionais para discutir os desafios e avanços na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Além dos mecanismos de participação social, as mesas de debate também se concentraram em dois temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável: o financiamento para o desenvolvimento e a igualdade de gênero.
Nesta terça-feira (1º), segundo dia do evento, o Brasil teve um papel de destaque em diversas sessões, reafirmando seu compromisso com a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) prioritários deste ano.
Nos Diálogos de Ação Global, os debates se concentraram em desafios essenciais para o desenvolvimento sustentável, com ênfase no financiamento para o desenvolvimento. Um dos principais pontos discutidos foram os preparativos para a Quarta Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, que acontecerá em julho deste ano, em Sevilha, na Espanha. A sessão reuniu especialistas e representantes de instituições multilaterais, que analisaram os obstáculos estruturais enfrentados pela região no acesso a recursos financeiros para a implementação dos ODS.
Dentro desse contexto, a infraestrutura de transportes tem sido destacada como eixo estratégico para o avanço de investimentos sustentáveis, contribuindo diretamente para a redução de desigualdades regionais, a descarbonização da economia e o fortalecimento da integração logística entre os países da América Latina e Caribe.
Infraestrutura
Ainda na agenda desta terça-feira, o Brasil teve uma importante participação na sessão sobre a Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social (Qatar, 2025). Foram apresentadas as políticas brasileiras voltadas ao cuidado, inclusão e proteção social, enfatizando a centralidade do cuidado como eixo estruturante do desenvolvimento sustentável, conectando a justiça social à igualdade de gênero e aos direitos humanos.
A infraestrutura de transportes também foi apontada como componente essencial para o desenvolvimento sustentável, ao contribuir para a integração regional, o fortalecimento das cadeias logísticas e produtivas, a promoção da eficiência no escoamento da produção e a redução das desigualdades territoriais.
O dia se encerrou com sessões dedicadas à igualdade de gênero, celebrando os 30 anos da Plataforma de Ação de Pequim, e ao Pacto para o Futuro, que será adotado no próximo Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes