Notícias
SUSTENTABILIDADE
Ministério dos Transportes participa de evento do G20 sobre Redução de Riscos de Desastres
Ministério dos Transportes participa de evento do G20 sobre Redução de Riscos de Desastres (RRD) - Foto: SUST-MT/Divulgação
Técnicos da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário e da Subsecretaria de Sustentabilidade representaram o Ministério dos Transportes em evento do G20 sobre Redução de Riscos de Desastres (DRR, sigla em inglês), realizado nos dias 30 de outubro e 1º de novembro, em Belém (PA). O encontro – que reuniu delegados e ministros de países membros, convidados e organizações internacionais – teve programação com mesas-redondas e discussões focadas em abordagens inclusivas para reduzir riscos e aumentar a resiliência, especialmente entre comunidades vulneráveis.
Práticas de financiamento de DRR e a aplicação de soluções baseadas na natureza, tratando da necessidade de investimentos em infraestrutura resiliente e sistemas de alerta precoce para apoiar ações de mitigação de riscos e adaptação climática, foram destaques no evento.
No primeiro dia de agenda, destaque para a mesa-redonda aberta "Equidade em Ação", a qual contou com participação de representantes da sociedade civil e focou em estratégias para garantir que os planos e políticas nacionais incluam as comunidades mais vulneráveis, como grupos marginalizados, mulheres e pessoas com deficiência. A atividade promoveu, assim, a troca de experiências entre os participantes sobre práticas inovadoras e bem-sucedidas para enfrentar desigualdades e aumentar a resiliência das populações.
Na ocasião, foram identificadas oportunidades para o grupo de trabalho de DRR do G20 fortalecer a colaboração internacional e acelerar a implementação de práticas que reduzem as vulnerabilidades dessas comunidades, alinhando-se às metas globais de desenvolvimento sustentável.
Declaração Ministerial
Inspirada pelo marco da Agenda de Sendai e do Acordo de Paris, a Declaração Ministerial, aprovada no último dia do evento, sublinhou a importância de o G20 combater as desigualdades, investir em infraestrutura resiliente e desenvolver sistemas de alerta multirriscos que incluam comunidades locais, mulheres, jovens, povos indígenas e pessoas com deficiência. Foram destacadas ações específicas para aumentar a capacidade de resposta e mitigação de desastres em países mais vulneráveis.
Os ministros também concordaram em fortalecer parcerias internacionais e aumentar o financiamento para RRD, destacando o papel dos bancos multilaterais de desenvolvimento e a colaboração público-privada nesse processo.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes