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FERROVIAS
Com obras avançadas e financiamento garantido, Transnordestina deverá ser entregue em 2026
Secretário Leonardo Ribeiro representou Ministério dos Transportes em reunião comandada pelo ministro Rui Costa, no Ceará: 63% da obra executada - Foto: Wagner Lopes/Casa Civil
Uma das principais obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), a Ferrovia Transnordestina tem entrega prevista para 2026. O anúncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante visita ao Ceará nesta quinta-feira (14). A execução da obra está em 63%. Acompanhando a comitiva ministerial, o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, representou o Ministério dos Transportes.
Para alinhar o cronograma de execução, o ministro e a comitiva se reuniram com os representantes da Transnordestina Logística (TLSA), empresa responsável pela execução da obra. Segundo Rui Costa, "a obra está completamente contratada, seu financiamento está assegurado e vamos acelerar para concluir em 2026."
O secretário Leonardo Ribeiro reforçou a importância do projeto: “Visitamos a Transnordestina com o ministro Rui Costa e presenciamos o impacto dessa obra que transformará a logística do Nordeste, facilitando o escoamento eficiente da produção regional. A garantia de financiamento assegurada pelo ministro é uma excelente notícia para o Ceará, e estaremos ainda mais vigilantes para que o cronograma seja cumprido até 2026”, afirmou.
No dia anterior, quarta-feira (13), também houve uma reunião com prefeitos e empresários para revisar o andamento das obras do Novo PAC no Ceará.
A Transnordestina
No início de novembro, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) autorizou o Banco do Nordeste a formalizar um aditivo com a Transnordestina Logística (TLSA), viabilizando um aporte de R$ 3,6 bilhões. Esse recurso é fundamental para dar continuidade às obras da ferrovia, que conectará Eliseu Martins, no Piauí, ao Complexo Industrial e Portuário de Pecém, no Ceará.
A ferrovia Transnordestina terá, ao todo, 1.757 quilômetros de extensão, dos quais 1.209 quilômetros correspondem à linha entre o Piauí e o Ceará, passando por Salgueiro (PE). Outros 548 quilômetros compõem o ramal pernambucano, que segue de Salgueiro ao Porto de Suape. O orçamento atual do empreendimento é de R$ 15 bilhões, dos quais R$ 8 bilhões já foram investidos.
Com informações da Casa Civil
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes