Notícias
INSTITUCIONAL
Ministério dos Transportes promove workshop para incentivar a inovação e agilidade dos processos
“A ideia hoje é dar início a um processo de transformação, trazer cada vez mais tecnologias novas para o Ministério dos Transportes e olhar o que tem de melhor no mundo”, declarou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, na abertura da primeira edição do workshop Café com Inovação.
Realizado nesta quinta-feira (3), na sede do MT, o evento reuniu servidores da pasta e representantes dos setores público e privado para compartilharem experiências de inovação tecnológica em transportes.
Santoro reforça que o Ministério dos Transportes já vem implementando uma política de inovação muito forte em várias frentes, e destaca as concessões rodoviárias. “Estamos desenvolvendo todo um processo de mudança de metodologia. Antigamente levava sete anos para montar um projeto de concessão rodoviária, agora são três anos e meio. E pretendemos chegar ao padrão que é usado na maioria dos países do mundo, modelar em um ano e meio, dois anos no máximo”, explicou.
Outro exemplo de avanço tecnológico mencionado pelo secretário-executivo do MT é o free flow (pedágio eletrônico), cuja regulamentação deve entrar em votação no Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda neste mês. “A implementação do free flow vai gerar grandes pontos de transformação no setor e trazer uma redução expressiva de custos, em um processo que envolve diversas áreas”, destacou Santoro.
O especialista em gestão de tecnologia em organizações de grande porte, Mário Oswaldo Silva, pontuou que os dados do Ministério dos Transportes são um enorme ativo. “A gente precisa trabalhar com a informação para poder ter um trânsito melhor”, exemplificou.
Ele também estimulou os participantes a contribuírem para essa iniciativa. “Participem conosco do nosso dia a dia no laboratório, tragam ideias e projetos. É o primeiro de uma série de eventos que a gente vai fazer e a nossa intenção é chamar a academia e os entes privados no setor de transporte para entender quais são as oportunidades de entrega, principalmente utilizando tecnologia, trazendo eficiência nesse processo”.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes