Notícias
SUSTENTABILIDADE
Comitê Interministerial aprova novas diretrizes e fortalece ações sustentáveis entre pasta dos Transportes e de Portos e Aeroportos
Optar por infraestrutura resiliente, apoiar os investimentos eficientes e direcionados para a emissão reduzida de carbono. Estas são algumas das diretrizes estabelecidas por um novo documento, aprovado na primeira reunião do Comitê de Infraestrutura Sustentável em Transportes Terrestres, Portos e Aeroportos, o COSUST. Nomeado como Diretrizes Interministeriais de Sustentabilidade, o conjunto de políticas destaca a importância dos aspectos socioambientais. Tanto em planejamento quanto na implementação de projetos de infraestrutura.
O texto, aprovado nesta quinta-feira (10), é um passo a mais para aprimorar as práticas no setor, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a qualidade de vida da população. O subsecretário Cloves Benevides acrescentou que as diretrizes foram elaboradas de forma colaborativa e discutidas amplamente. “Além de consultarmos outros órgãos, realizamos oficinas internas para afinar o conteúdo. O tema não é mais opção. É fundamental para projetos de infraestrutura do país”, relatou. As diretrizes também ressaltam a necessidade de compreender e respeitar as características específicas de cada região durante os trabalhos realizados.
Para Larissa Amorim, diretora de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos, o comitê serve como um espaço valioso para debater ideias e compartilhar boas práticas e tecnologias que promovam uma infraestrutura mais sustentável. “O ministério dos Portos está promovendo uma pesquisa para avaliar o desempenho das empresas em relação à sustentabilidade e à responsabilidade social e corporativa”, compartilhou.
A íntegra das Diretrizes Interministeriais de Sustentabilidade será publicada por meio de uma portaria. A próxima reunião do Comitê está agendada para o dia 3 de dezembro.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes