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Em resposta à crise climática no Amazonas, Governo Federal anuncia retomada de obras na BR-319/AM/RO
Para combater de forma imediata a emergência climática que atinge o Amazonas, o Governo Federal decidiu autorizar as obras de pavimentação do trecho C da BR-319/AM/RO. Durante visita ao estado, nesta terça-feira (10), o presidente Lula assinou a ordem de serviço para início início imediato dos trabalhos nos primeiros 20 quilômetros deste segmento. Nos próximos dias será lançado edital para licitar as obras de mais 32 quilômetros, totalizando 52 quilômetros de asfaltamento. A população amazonense depende prioritariamente do rio para se deslocar, mas devido à seca que atinge a região diversas cidades e comunidades indígenas e ribeirinhas ficaram completamente isoladas.
"Neste país, ninguém será esquecido pela sua condição social. Eu vou cuidar primeiro daqueles que mais necessitam neste país, das pessoas mais afastadas. Eu ouvi hoje pessoas dizendo que o último médico que passou lá foi em fevereiro, que as crianças estão com dificuldade de ir na escola porque o rio baixou", disse o presidente Lula.
A BR-319/AM/RO liga Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia. Já o segmento a ser pavimentado vai do km 198 ao km 250 e possui licença ambiental. Serão investidos R$157,5 milhões para realização dos trabalhos. Esse pedaço da estrada é conhecido como Trecho C - ou Lote Charlie - e amplia a conexão com a capital, Manaus, permitindo mais rapidez para acesso a suprimentos e saúde. Ele antecede o chamado Trecho do Meio, que adentra pela região mais densa da floresta amazônica.
O Amazonas vive uma severa crise hídrica. Na última segunda-feira (9) o nível do Rio Negro, por exemplo, atingiu 17,73 metros conforme dados da Defesa Civil do estado, tendo baixado 25 centímetros em 24 horas em Manaus, e dois metros em apenas nove dias. Outro importante rio, o Solimões atingiu seu menor nível de menos 135 centímetros, na terça-feira (3), em Tabatinga.
Este cenário foi ressaltado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante a assinatura da ordem de serviço. "Neste momento estamos vivendo uma junção perversa de alguns fatores que combinados estão criando esta situação. O primeiro é a mudança do clima que está mudando o regime de chuvas, o período de seca e de cheias. Ao lado de tudo isso temos o problema do desmatamento e das queimadas que agravam ainda mais essa situação", disse.
Atualmente, o Amazonas e Amapá, são os únicos estados do Brasil completamente desconectados da malha viária do restante do país. O projeto da BR-319/AM/RO responde a parte deste deste isolamento histórico. O projeto é de 1968, quando as obras foram iniciadas, sem nunca terem sido concluídas. Em 1988, a rodovia foi fechada devido ao abandono e falta de manutenção.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes