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“Investimento significa melhoria da infraestrutura e desenvolvimento do país”, diz Renan Filho, em assinatura de ordem de serviço na Serra das Araras
“Investimento significa melhoria da infraestrutura e desenvolvimento do país”, diz Renan Filho, em assinatura de ordem de serviço na Serra das Araras
Obra histórica irá garantir a duplicação de trecho sinuoso da BR-116, entre Rio e São Paulo: R$ 1,5 bilhão para aumentar segurança nos dois sentidos da via
A duplicação da Serra das Araras, demanda histórica dos motoristas de todo o país que trafegam diariamente pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116), entre São Paulo e Rio de Janeiro, está bem perto de virar realidade. Nesta sexta-feira (12), o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou a ordem de serviço que vai garantir o novo traçado desse trecho sinuoso e movimentado. A Serra das Araras passará a ter oito faixas – quatro em cada sentido –, além dos acostamentos, nos dois lados da estrada.
“Somando esforços com a iniciativa privada, vamos tirar do papel uma das obras mais importantes do Brasil. Um empreendimento de R$ 1,5 bilhão que vai garantir conforto e segurança para o usuário desse segmento. Esse investimento significa melhoria da infraestrutura e desenvolvimento do país. Certamente, é um momento marcante para nós”, destacou o ministro.
A Rodovia Presidente Dutra, sendo a principal rota rodoviária entre Rio e São Paulo, desempenha um papel crucial na economia brasileira. Responsável por transportar cerca da metade do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, a Dutra é uma via de grande importância logística. Por volta de 30% do tráfego na Serra das Araras é composto por veículos pesados, responsáveis pelo transporte de uma variedade de itens essenciais ao país, incluindo produtos químicos, grãos, carnes, laticínios e minérios, totalizando 43,96 milhões de toneladas de carga por ano.
Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, essa obra fundamental aborda três dos principais indicadores estratégicos da agência. “Temos a redução de acidentes, a melhoria da fluidez e a diminuição de reclamações das nossas rodovias. Essa obra vai conseguir atingir em cheio esses três indicadores", enfatizou.
Segurança em foco
De acordo com o ministro Renan Filho, o Rio de Janeiro abriga duas das obras de infraestrutura rodoviária mais importantes para o Brasil, com destaque para a duplicação da Serra das Araras. “A descida íngreme e sinuosa dessa serra tem sido cenário frequente de acidentes, o que gerava atrasos e transtornos para os cidadãos do país. Estamos aqui hoje para solucionar esse problema. Agora, as duas faixas serão transformadas em quatro, com alongamento, aumentando a segurança e a fluidez do tráfego”, afirmou.
“Eu já vi muitos acidentes por imperícia, que já ocasionou, por exemplo, dez horas de congestionamento por queda de carreta. Eu nunca me acidentei, nunca tombei, mas pode acontecer, o risco é diário. Ter quatro pistas vai ser ótimo! Vamos poder fazer o trajeto com mais segurança”, relatou o caminhoneiro Márcio Viana, 57 anos, que trabalha há duas décadas transportando líquidos perigosos.
Danilo Vicente da Silva, 30 anos, caminhoneiro há oito anos transportando produtos químicos, afirma que a ampliação da rodovia vai ajudar – e muito – todos os motoristas de carga que transitam por esse segmento da Dutra diariamente. “A Serra das Araras é um trecho atrasado em termos de infraestrutura rodoviária. As curvas são muito fechadas, então é muito perigoso. Com as obras, vai melhorar bastante. Principalmente onde tem as pedras nas encostas. Tem carreta que passa raspando por lá”, disse.
“O nosso propósito é melhorar a vida das pessoas através da mobilidade. Essa obra vai ser a mais emblemática que nós vamos fazer. E vamos deixar um legado para a sociedade. A Dutra vai ser a melhor rodovia do Brasil”, concluiu o CEO da CCR, Eduardo Camargo. A empresa é responsável pela gestão da estrada federal.
Obras
A duplicação permitirá que a velocidade de circulação aumente de 40km/h para 80km/h, tanto na descida quanto na subida da serra. Com isso, a previsão é reduzir em cerca de 25% o tempo de percurso na pista de subida – sentido São Paulo –, e em 50% na pista de descida – em direção à capital fluminense.
A intervenção que será feita pela concessionária CCR RioSP conta com um investimento de R$1,5 bilhão nos oito quilômetros da serra e prevê:
• Implantação de 24 viadutos
• Duas rampas de escape na pista de descida
• Melhoria em 14 pontos de acesso
• Implantação de uma via marginal na pista sul, sentido São Paulo
• Execução de 93 contenções
• Instalação de 8 pontos de ônibus
• Instalação de 3 passarelas
As melhorias irão beneficiar cerca de 20 milhões de pessoas, das regiões da Baixada e sul fluminenses, além da região metropolitana do Rio de Janeiro, entre municípios cortados pela Dutra ou sob influência dela.
As obras, previstas para durar 52 meses, contarão com mais de 30 canteiros simultâneos, o que vai gerar 5 mil empregos diretos e indiretos – a maior parte da mão de obra virá dos municípios de Piraí (RJ) e Paracambi (RJ). A entrega da nova pista de subida está prevista para 2028, enquanto a conclusão da pista de descida está agendada para 2029.
Serra das Araras
Serpenteando por trecho exuberante da Serra do Mar, a Serra das Araras supera um desnível de cerca de 400 metros de altura (equivalente ao Pão de Açúcar) na BR-116. Mas a beleza dessa estrada anda de mãos dadas com o perigo.
O traçado original, de 1928, não comporta o alto volume de carros e de caminhões. É preciso muita paciência e atenção para percorrer hoje as curvas sinuosas da serra. A duplicação do segmento, que começará em breve, possibilitará a ampliação da capacidade de tráfego e dará mais segurança aos motoristas.
Também participaram da agenda na Serra das Araras, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; a diretora-presidente da concessionária CCR RioSP, Carla Fornazaro; e parlamentares das bancadas federal, estadual e municipal, entre outras autoridades e convidados.
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Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes