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RODOVIAS
Previsão de investimentos na Região Sul é apresentada por Renan Filho a prefeitos de RS e SC
Retomada de investimentos do Governo Federal permitiu melhora na malha viária da Região Sul
Estreitar o diálogo com estados e municípios de todas as regiões do país. Seguindo este compromisso do Governo Federal, o ministro dos Transportes, Renan Filho, recebeu, nesta terça-feira (20), prefeitos, vereadores, parlamentares e associações representativas do noroeste do Rio Grande do Sul e do oeste de Santa Catarina para apresentar a previsão de investimentos em infraestrutura para os dois estados. Mais de 11 prefeitos e cinco entidades estiveram presentes na reunião, que ocorreu na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília (DF).
“É uma orientação do presidente Lula estar em diálogo constante com estados e municípios para alinharmos e projetarmos a aplicação de recursos federais da forma mais assertiva possível”, afirmou o ministro Renan Filho, que estava acompanhado do secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Andre Ceciliano, e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão.
Rio Grande do Sul
Em 2023, o orçamento do Ministério dos Transportes para investimentos em infraestrutura do Rio Grande do Sul foi de R$ 1,3 milhão: duas vezes mais do que foi investido em 2022. Com essa retomada de investimentos, a qualidade da malha viária federal passou de 57% para 72,5% de estradas consideradas em boas condições para o tráfego, de acordo com o índice de condição da malha rodoviária (ICM), medido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em dezembro de 2023.
Atualmente, 3,5 mil quilômetros das estradas federais que cortam o território gaúcho atendem aos requisitos de pavimentação, manutenção e conservação para serem considerados bons. O Rio Grande do Sul também teve uma redução de pontos considerados críticos nas estradas federais: o ICM péssimo passou de 16% para 1%, antecipando uma das metas do Ministério dos Transportes em eliminar os pontos críticos na malha viária.
Pelo Novo PAC, estão previstos para o estado 19 projetos de estudos, adequação e duplicação de rodovias, construção e restauração de pontes rodoviárias e estudos de novo trecho de concessão da ferrovia Norte-Sul entre Chapecó e Rio Grande. Estão previstos, no total, R$ 9,4 bilhões para rodovias e R$ 2,3 bilhões para ferrovias. A previsão para 2024 é aplicar R$ 1,7 milhão no estado.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, o Ministério dos Transportes aportou R$ 1 milhão em 2023, o que representa quase quatro vezes mais do que o total de recursos empenhados em 2022. A previsão para 2024 é investir R$ 1,1 milhão em projetos e obras no estado.
Em relação à malha viária, o ICM bom chegou a 45,5%, um salto de quase oito pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2022, quando somente 37,8% das rodovias federais do estado estavam em boas condições.
Com o Novo PAC, a infraestrutura de transportes do estado será incrementada com 18 projetos: estudos, adequação, construção e duplicação de rodovias, com destaque para a conclusão da duplicação das BR-470/SC e BR-280/SC. No caso das ferrovias, os destaques são os investimentos na obra da Ferrovia Tereza Cristina, obras da Malha Sul e estudos de novas concessões. A previsão de investimento na infraestrutura de transportes terrestres é de R$ 9,6 bilhões.
Em dezembro de 2022, 46% das rodovias federais da Região Sul eram consideradas boas, o que representa pouco mais de 5 mil quilômetros de estradas, somados os três estados da região. Um ano após o início da atual gestão do Executivo Federal, o índice total passou para 71%, ou mais de 7,4 mil quilômetros de malha boa, enquanto as estradas consideradas ruins ou péssimas passaram a menos de mil quilômetros — de 22,5% para 9,3% do total.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes