Notícias
RODOVIAS
Revitalização da BR-430 beneficia escoamento da safra de grãos e turismo na Bahia
Segmento entre Riacho de Santana (km 355) e Igaporã (km 386) recebeu em torno de R$ 4,5 milhões em melhorias - Foto: DNIT/Divulgação
Avança a reconstrução da BR-430/BA. Após investimento de R$ 4,5 milhões, foram revitalizados 31 quilômetros da estrada federal, entre os municípios de Riacho de Santana (Km 355) e Igaropã (Km 386). Trata-se de investimento estratégico do Governo Federal no território baiano, visando aumentar a segurança da via para os usuários, facilitar o turismo em direção às praias do estado e tornar mais célere o escoamento da safra de grãos.
Sob coordenação do Ministério dos Transportes, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) executaram serviço de manutenção como microrrevestimento, tapa-buracos e correções no pavimento. A sinalização do trecho também foi revitalizada. As transformações na BR-430 terão continuidade para totalizar 140,8 quilômetros de rodovia recuperada, desde Bom Jesus da Lapa (km 291,2) até Caetité (km 432).
Rota de prosperidade
As intervenções na rodovia vão impulsionar o desenvolvimento econômico regional. A BR-430 liga as regiões Oeste e Sudeste do estado à capital Salvador, sendo o principal corredor de tráfego para o turismo, a partir de Brasília e Goiás, rumo às praias do litoral baiano. Os segmentos da BR também são utilizados por romeiros que participam das festas religiosas em Bom Jesus da Lapa.
A estrada é ainda fundamental ao transporte de cargas: especialmente para distribuição do minério de urânio extraído em Caitité e de grãos provenientes do Oeste da Bahia. Com a conclusão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), a BR-430/BA se tornará importante rota para o escoamento de grãos até o Porto Seco de Caetité.
Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social do DNIT
Assessoria Especial de Comunicação Social