Notícias
RODOVIAS
Reta Tabajara, no Rio Grande do Norte, terá cerca de seis quilômetros de duplicação até maio
Ministro Renan Filho apresentou detalhes do projeto à governadora Fátima Bezerra - Foto: Márcio Ferreira/MT
Importante obra para o desenvolvimento econômico e turístico do Rio Grande do Norte, a duplicação da Reta Tabajara, na BR-304/RN, terá 5,6 quilômetros entregues à população potiguar até maio, informou o ministro dos Transportes, Renan Filho. A informação foi repassada nesta terça-feira (14) durante reunião com a governadora do estado, Fátima Bezerra, em Brasília.
Além de ser uma das principais obras de mobilidade urbana no Rio Grande do Norte, o empreendimento, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é estratégico para o Governo Federal. A duplicação e adequação viária da Reta Tabajara vai beneficiar cerca de 1,5 milhão de habitantes na capital do estado e nos municípios de Macaíba, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.
O trecho de 5,6 quilômetros fica entre os kms 286,2 e 291,8 da rodovia e faz parte do Plano de 100 Dias de ações prioritárias do Governo Federal. Com essa entrega, as equipes do DNIT passarão imediatamente a trabalhar na implantação da faixa extra em mais quatro quilômetros, segmento que resta para que toda a extensão da Reta Tabajara esteja duplicada. "Não haverá descontinuidade nesta obra”, garantiu o ministro Renan Filho.
“Com a Emenda Constitucional 126/2022, levada adiante pelo presidente Lula, neste ano vamos ter quase cinco vezes mais recursos para o Rio Grande do Norte do que no ano passado. Eles [governo anterior] aplicaram R$ 95,8 milhões e nós vamos aplicar R$ 439,4 milhões. Isto vai nos permitir a duplicação de toda a Reta Tabajara ainda neste primeiro semestre”, disse.
Divisa com o Ceará
No encontro, Fátima Bezerra ressaltou a importância de a duplicação contemplar toda a extensão da rodovia, incluindo trecho que vai da cidade de Macaíba (RN) até a divisa do estado com o Ceará. Após a licitação do projeto, que ocorreu em 19 de janeiro, o próximo passo é a assinatura do contrato.
“Vamos garantir a elaboração e finalização do projeto executivo da duplicação da BR-304/RN. A governadora tem priorizado essa obra e o presidente tem dito aos ministros que vai empreender esforços para fazer as obras prioritárias dos governos estaduais. Nos próximos dias, vamos assinar o contrato para que a empresa possa cair em campo, realizar o projeto e, no menor espaço de tempo, a gente inicia essa duplicação", anunciou.
Assessoria Especial de Comunicação