Notícias
RODOVIAS
Publicado edital para contratação de empresa que duplicará 24 quilômetros da BR-080/DF
Menos de um mês após serem anunciadas pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, as obras de duplicação de um trecho de 24,6 quilômetros da BR-080/DF, entre Taguatinga e Brazlândia, devem começar em breve. O aviso de abertura do edital de licitação para contratar a empresa executora do serviço foi publicado na edição dessa quarta-feira (16) do Diário Oficial da União. As empresas interessadas já podem apresentar suas propostas, as quais serão abertas em 7 de dezembro.
As obras serão possíveis graças a uma parceria entre o Ministério da Infraestrutura e o governo do Distrito Federal. O projeto das intervenções será elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). São previstos investimentos da ordem de R$ 318 milhões, e o prazo para a execução do serviço é de 540 dias consecutivos, a contar da data de assinatura do contrato com a vencedora do certame. A empresa deverá realizar obras de adequação de capacidade, duplicação, restauração, melhorias de segurança e eliminação de pontos críticos da BR-080, do quilômetro zero ao entroncamento com a BR-251 e a DF-001/240.
Conhecida como “rodovia da morte” devido à quantidade de acidentes com óbitos registrados, a BR-080 conta com um fluxo intenso de veículos em trecho cujo fluxo de veículos se dá hoje em mão única. Diariamente, circulam por ali cerca de 80 mil motoristas, entre pessoas que necessitam se deslocar de Brasília para o Entorno e profissionais do transporte de cargas, responsáveis pelo escoamento de produção e abastecimento de insumos na região Centro-Oeste. Assim, a duplicação da via será fundamental para diminuir pontos críticos e salvar vidas.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura