Notícias
INFRAESTRUTURA
Governo Federal lança nova ferramenta para cenários de planejamento
O Planejamento Integrado de Transportes (PIT) ganhou mais uma nova ferramenta de visualização e análise. O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), lançou um visualizador georreferenciado que simplifica o consumo de informações do Plano Nacional de Logística – PNL 2035.
“O visualizador agrega ainda mais valor ao planejamento de transportes, já que ele torna possível a análise e a disponibilização de informações georreferenciadas”, explicou a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do MInfra, Natália Marcassa.
Com base em dados geográficos, é possível comparar a rede de infraestrutura atual com os cenários previstos nos instrumentos de planejamento desenvolvidos pela EPL em conjunto com o MInfra, como o PNL – 2035 e, num futuro breve, os Planos Setoriais e os Planos Gerais. “Ou seja, é mais uma ferramenta à disposição dos formuladores de política pública e da academia para contribuir ainda mais com os instrumentos de planejamento”, afirmou a secretária.
A plataforma facilita a comunicação e a transparência da informação para a sociedade, pois permite que se explorem dados e variáveis por cenário de planejamento e propicia comparações entre cenários. “Essa ferramenta vai auxiliar no entendimento e na comparação entre cenários de planejamento e, consequentemente, na tomada de decisão”, disse.
Para o diretor-presidente substituto da EPL, Marcelo Caldas, a nova funcionalidade reforça a importância do ONTL como instrumento indutor da melhoria das informações para o planejamento do setor de transportes.
“Essa é mais uma forma de explorar os cenários de planejamento de longo prazo da infraestrutura e promover o debate tão importante para os próximos anos. A ferramenta desenvolvida pelo ONTL permite que os diversos cenários do PNL 2035 possam ser visualizados e comparados apresentando assim as mais variadas alternativas para a tomada de decisão”, destacou.
Como funciona?
Por meio de comparações, é possível visualizar, por exemplo, a maior participação dos modos de grande capacidade, como o ferroviário, quando se comparam cenários. Na figura abaixo, por exemplo, está a comparação do cenário base – construído com dados de 2017 e considerando apenas a manutenção da infraestrutura atual – com o cenário 9, que leva em conta os empreendimentos qualificados pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), ou seja, com investimentos de maior impacto nos indicadores de resultado.
Na exploração de um cenário e uma variável, é possível consultar atributos das feições geográficas, observando os valores das diferentes variáveis no mapa. Para isso, basta clicar em Dados de Carregamento na barra superior para abrir uma nova janela de consulta.
Além disso, a ferramenta possui recursos de pesquisa no mapa por endereços, zoom, alteração de mapa base, medição de distâncias e impressão. Clique aqui para acessar o visualizador.