Notícias
TRÂNSITO
Estado com maior malha viária do Brasil, Minas Gerais adere à meta de reduzir em 50% mortes no trânsito
Minas Gerais é a nona unidade da Federação a aderir ao Pnatrans - Crédito: Divulgação/PCMG
Com o objetivo de promover um trânsito mais seguro na maior malha viária do Brasil, o estado de Minas Gerais assinou, nesta quinta-feira (17), o termo de implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Elaborada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, a iniciativa traz 160 ações prioritárias que estimulem a redução pela metade do número de mortes e lesões até 2028.
Assinaram o documento o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro; o diretor do departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), delegado-geral Eurico da Cunha Neto, e o delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva. A assinatura sela o compromisso dos gestores em empenharem-se para a execução de ações que visem mais segurança e menos mortes e lesões no trânsito. O evento também contou com representantes de órgãos de trânsito, segurança e mobilidade urbana federais, estaduais e municipais.
Segundo Carneiro, o Pnatrans estimula a soma de esforços das esferas governamentais e sociais para implementar políticas públicas eficazes na prevenção de acidentes. “O plano traz um olhar integral com essas ações voltadas para o trânsito, além de reunir todos os órgãos e instituições para atuar conjuntamente para que tenha êxito nesse compromisso em salvar vidas”, ressaltou.
Até o momento, além do estado de Minas Gerais, Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina já aderiram à iniciativa.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura