Notícias
INVESTIMENTOS
Novas parcerias com setor privado vão melhorar qualidade de vida do brasileiro, diz Sampaio
Secretário-executivo Marcelo Sampaio participou do IJ Latam 2021, encontro dedicado para conectar empreendedores - Foto: Rob Tannenbaum/Apex
O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, apresentou a investidores internacionais nesta terça-feira (28) a carteira de projetos do Governo Federal para o setor de infraestrutura de transportes. Em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, ele participou do IJ Latam 2021, encontro dedicado para conectar empreendedores e abrir portas em direção ao mercado internacional.
“Depois de décadas de investimentos insuficientes, principalmente em transporte, precisamos recuperar o atraso. Precisamos recuperar porque precisamos de mais concorrência, precisamos de baixos custos de serviços, baixo custo de transporte, é importante reduzir esse custo e melhorar a qualidade de vida. E a única forma de fazer isso rápido, e não gerar impacto nas contas do governo, é expandir as parcerias com investimentos privados”, destacou o secretário.
Junto com Sampaio, representaram o governo brasileiro a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, Martha Seillier, e o diretor do Departamento de Fomento e Desenvolvimento da Infraestrutura do MInfra, Rafael Magalhães Furtado. “O setor privado nos trouxe novas tecnologias, habilidades, capacidades e financiamento para realizar nossos objetivos e bater nossas metas”, afirmou o secretário-executivo.
Desde 2019, o MInfra realizou a transferência de 74 ativos à iniciativa privada, entre concessões, renovações, arrendamentos, investimento cruzado e cessões onerosas; e de 96 Terminais de Uso Privado (TUP). Os investimentos contratados somam R$ R$ 73,095 bilhões. A previsão é que essas ações resultem na geração de 1 milhão de empregos (diretos, indiretos e emprego-renda ao longo dos contratos).
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura