Mês da Consciência Negra
O protagonismo negro deve ser cultivado e exposto em todos os cantos. A visão e sentimento de empoderamento são cruciais para fortalecer uma parte da sociedade que se faz presente em 56% da população do Brasil e, mesmo sendo maioria em número, ainda sofre preconceitos, tem direitos negligenciados e presencia constantes tentativas de ter sua história apagada.
O Mês da Consciência Negra é um período de celebração da cultura e da existência das pessoas negras para a história da sociedade e, principalmente, um momento para relembrar a luta diária contra o racismo e discutir sobre a necessidade de medidas para combater a desigualdade racial.
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, existe para reforçar a importância da identidade negra no mundo e lembrar que essas pessoas existem e precisam ser reconhecidas e respeitadas todos os dias e o Ministério dos Transportes reafirma nesse mês, o compromisso com a promoção da igualdade e inclusão nos transportes, construindo um setor mais diverso e representativo.