Conheça mais sobre o Banco de Informações de Transportes
Considerando a necessidade de prover o Ministério e a sociedade de um sistema de informações dos modos de transportes, com atualização permanente e para dar suporte à supervisão ministerial de seus órgãos vinculados, foi criado em 1994, por intermédio da Portaria GM nº 616, o Banco de Informações dos Transportes – BIT.
Inspirado nas reuniões para a elaboração do Sistema Nacional de Viação - SNV, que buscavam reunir em um só mapa, ainda sem o auxílio da informática, os traçados das rodovias federais, das ferrovias, das hidrovias e a localização de portos marítimos, terminais hidroviários e aeroportos.
O Mapa Multimodal foi digitalizado a tempo de ilustrar o Projeto de Lei nº 1.176/95 referente ao Sistema Nacional de Viação, iniciando-se assim, no antigo Ministério dos Transportes, a produção de trabalhos com auxílio dos mapas do BIT.
Em junho de 1997, o Banco de Informações e Mapas de Transportes passou a integrar a página da Internet do Ministério.
Em atendimento ao Decreto nº 10.139/2019 e com vistas à simplificação normativa, publicou-se a Portaria GM/MInfra nº 130/2021, remodelando o BIT e revogando as antigas portarias que tratavam do tema.
A nova norma disciplina o fornecimento de informações dos sistemas de transportes pelos órgãos do MInfra e por suas entidades vinculadas para o Departamento de Política e Planejamento Integrado - DPI/SFPP, aperfeiçoando e ampliando a disponibilização de informações do setor.
Em dezembro de 2022, o site do BIT foi reformulado trazendo novas informações e incluindo painéis com informações gerenciais e disponibilizada a nova ferramenta de criação, edição e impressão de mapas para utilização do Governo e do público em geral.