Notícias
Rossetto participa de encontro com antigos metalúrgicos da Coemsa
O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, participou no sábado (7) de um almoço no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, com antigos funcionários da Coemsa, empresa onde trabalhou quando tinha 23 anos. O encontro teve momentos de muita emoção e alegria pelo reencontro com antigos companheiros de trabalho e de luta sindical que não se viam há muito tempo. Rossetto conversou com ex-colegas de trabalho e participou do almoço de confraternização organizado pelos metalúrgicos que lotou o salão do sindicato.
Antes do almoço, o ministro participou de uma reunião, na sede do sindicato, com Jairo Carneiro, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul; Milton Viário, diretor da Federação dos Metalúrgicos do RS; Paulo Chitolina, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Flavião, secretário geral do sindicato. A pauta da conversa foi a adoção de medidas em defesa do emprego, em um cenário que apresenta redução da atividade industrial em vários setores.
No Rio Grande do Sul, empresas como a John Deere, produtora de máquinas agrícolas, já aderiram ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE). Com essa decisão, a partir do dia 1º de dezembro, 927 dos cerca de 1,5 mil trabalhadores da unidade, localizada no município de Horizontina, terão a sua jornada reduzida em 30%.
Pelas regras do PPE, o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) bancará metade da perda salarial dos trabalhadores (15%, portanto). A medida está prevista para durar cinco meses e deve evitar cerca de 300 demissões.