Notícias
Miguel Rossetto visita INSS e diz que é preciso ampliar a cobertura e manter excelência
Em sua primeira visita à autarquia, ministro afirma que é necessário focar nos serviços e no atendimento à população
Expandir a cobertura, manter excelência nos serviços e no atendimento à população, valorizar os servidores e apoiar a gestão são alguns norteadores que deverão ser seguidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no entendimento do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto.
Em sua primeira visita ao INSS, após tomar posse, Rossetto conversou na manhã desta sexta-feira (9) com Elisete Berchiol, presidenta da autarquia sediada em Brasília, todos os diretores, além dos superintendentes regionais e suas equipes, por meio de videoconferência.
Na opinião do ministro, será necessário “trabalhar com determinação para aumentar o número de trabalhadores na base da previdência” até que esse número atinja 100% do potencial de cobertura social. “A Previdência Social é um patrimônio do povo brasileiro e, no INSS, realizamos o acolhimento das pessoas e de suas necessidades”, afirmou.
Rossetto observou que as referências à atuação da autarquia são sempre positivas. “Esta é uma grande rede de inclusão e os números são extraordinários”, declarou, referindo-se aos quase 33 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais, estes últimos operacionalizados pelo INSS.
Nesse ponto, o ministro salientou a importância dos cerca de 30 mil servidores da autarquia, responsáveis por juntar a norma, prevista desde a Constituição, com os direitos dos cidadãos. “São os servidores que fazem a determinação legal se materializar em benefícios”, avaliou. Rossetto disse que “todos devem ter consciência da grandiosidade dessa atividade, cuja dimensão não pode ser perdida no cotidiano”.
Ele comentou ainda que a junção das duas pastas para formar o novo Ministério do Trabalho e Previdência Social tem o objetivo de “racionalizar a administração e reduzir custos nas atividades meio”.
A reunião entre a diretoria do INSS e as cinco superintendências regionais – Sudeste I (São Paulo), Sudeste II, Sul, Nordeste e Norte/Centro-Oeste – acontece semanalmente, sempre por meio de videoconferência.