Notícias
Mato Grosso do Sul apresenta Plano Estadual de Economia Solidária
O núcleo de Economia Solidária em Mato Grosso do Sul apresentou, na sexta-feira (27), à Secretaria Nacional de Economia Solidária o seu Plano Estadual, sendo o quinto estado do país a concluir o documento, depois de Alagoas, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Os Planos Nacionais de Economia Solidária estão sendo elaborados por todos os estados do Brasil, num processo democrático e participativo, promovendo via iniciativas solidárias o direito de produzir e viver de forma associativa e responsável.
Para intensificar a integração das políticas de economia solidária em Mato Grosso do Sul, o chefe de gabinete da Senaes, Benedito Martins, se reuniu com o diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Wilson Acosta, para agilizar a execução dos convênios de economia solidária no estado. “Esperamos que o documento apresentado seja alinhado ao Plano Nacional para fortalecer o desenvolvimento da Economia Solidária em todo o país”, avaliou.
Martins esteve reunido também com o superintendente Regional do Trabalho e Emprego no MS, Yves Drosghic e com a chefe do Núcleo de Economia Solidária da SRTE/MS, Beatriz Lemes. Durante o encontro, foi debatida a situação dos convênios “MS Solidário” que atende duas mil pessoas diretamente, distribuídas em 50 empreendimentos de economia solidária e “MS Sustentável”, que atinge 1.694 pessoas organizadas em cinco redes de associação e cooperativas de catadores. Os convênios são firmados com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST).
Economia Solidária - é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Enquanto na economia convencional existe a separação entre os donos do negócio e os empregados, na economia solidária, os próprios trabalhadores são donos. São eles quem tomam as decisões de como tocar o negócio, dividir o trabalho e repartir os resultados.