Notícias
Força Tarefa Previdenciária prende quatro pessoas no RS
Da Redação (Brasília) – Quatro pessoas foram presas, na manhã desta quinta-feira (10), acusadas de fraudar benefícios de seguro-desemprego. Uma delas é um agente do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Além das prisões, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e dois contadores foram suspensos das atividades. A ação faz parte da Operação Mandacaru, da Força Tarefa Previdenciária, realizada nas cidades gaúchas de Novo Hamburgo e Nova Santa Rita.
As investigações tiveram início em setembro deste ano. Nos levantamentos, foi identificado que a organização criminosa utilizava empresas inativas para inserir vínculos empregatícios falsos. Ainda em setembro, verificou-se que haviam sido encaminhadas Guias de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social (GFIPs) de um elevado número de funcionários para seis empresas. Logo em seguida, a quadrilha confeccionava as rescisões de contrato de trabalho desses empregados e encaminhava os requerimentos de seguro desemprego para uma única agência do SINE, a de Nova Santa Rita.
Na análise dos dados, constatou-se que a média de encaminhamentos mensais de seguro desemprego por empresa eram de dois, no máximo. Nas empresas investigadas, esse número chegava a 20. Ficou evidenciado que, somente no mês de outubro deste ano, 20% dos requerimentos feitos a essa mesma agência SINE eram fraudulentos.
O prejuízo identificado até o momento chega a R$ 650 mil. Esse valor leva em consideração apenas um pequeno grupo de empresas. Com a continuidade das investigações em outras empresas e também em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é provável que o prejuízo seja maior.
Participaram da ação servidores do Ministério do Trabalho e Previdência Social e 50 policiais federais. A Operação Mandacaru faz alusão à planta extremamente resistente que cresce no sertão nordestino. Essa é a terceira operação em que o grupo criminoso investigado tem origem no bairro de Canudos, em Novo Hamburgo (RS), mostrando a extrema resistência dos criminosos a se submeterem às leis.
A Força Tarefa Previdenciária é uma ação conjunta entre Ministério do Trabalho e Previdência Social, Polícia Federal e Ministério Público Federal, que visa combater crimes contra o sistema previdenciário. Na Previdência, a APEGR é a área de inteligência responsável por identificar distorções em sistemas de informação previdenciária e encaminhá-las para investigação à Polícia Federal. (Ascom/MTPS)