Notícias
Ministro Miguel Rossetto visita Feira do Livro de Porto Alegre
O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, visitou na manhã de sábado (7) a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre, que está em sua 61ª edição. Com o tema “Livros ajudam a pensar”, a feira deve receber cerca de 1,4 milhão de visitantes, conforme estimativa dos organizadores. Rossetto foi recebido pelo presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Antonio Cena Lopes, que acompanhou o ministro em uma visita à área infanto-juvenil da feira. A montagem dessa área chegou a estar ameaçada, mas foi concretizada com o apoio do governo federal. Cerca de 32 mil crianças, de escolas de Porto Alegre e outras cidades, estão agendadas para visitar a feira e acompanhar suas atividades.
“É uma grande satisfação ver o crescimento e a crescente qualidade dessa área infanto-juvenil. É um espaço de futuro construído com magia e fantasia juntamente com nossas crianças”, disse Rossetto após visitar a área.
A programação infanto-juvenil da Feira do Livro tem como tema “Alice no País das Maravilhas”, em homenagem aos 150 anos de publicação da primeira edição do livro de Lewis Carrol. Paralelamente à feira, ocorre o “Adote um Escritor”, com 132 encontros com a participação de 70 autores, que percorrem 96 escolas da rede municipal.
O ministro visitou algumas barracas da feira e comprou o livro “Minuano”, do escritor e cineasta gaúcho Tabajara Ruas. A Feira acontece de forma ininterrupta há 60 anos e neste ano está sendo promovida pela Câmara Rio-Grandense do Livro, pelo Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Considerada como um dos principais eventos culturais do estado é a maior feira literária a céu aberto da América Latina e gera cerca de três mil empregos diretos e indiretos, entre livreiros, vendedores, carpinteiros, técnicos e seguranças.