Notícias
Serviços digitais
Abono salarial e CTPS Digital estão entre os serviços mais acessados no portal gov.br em agosto
Segundo o Relatório Mensal dos domínios gov.br, do Governo Federal, os serviços de saque do Abono Salarial e a obtenção da Carteira de Trabalho estão entre os serviços digitais mais acessados no portal do Governo em agosto. O INSS e Meu INSS estão também entre as palavras-chave mais pesquisadas nas mais 1.830.036 buscas realizadas no portal nesse mês.
O uso de celular alcançou 61,85% do total de usuários do Portal, seguido do desk top (37,83%) e outros 0,32% que utilizaram tablet, demonstrando a força do uso de smartphone pelo usuário. Dos 3.942 serviços do Governo totalmente digitais, o Abono Salarial foi o segundo aplicativo mais baixado e buscado pelos usuários, ficando a CTPS Digital como o quarto serviço mais procurado, colocando o link gov.br/trabalho-e-previdencia em quarto lugar, entre os 10 sites migrados no portal mais acessados no mês.
O Abono Salarial é um dos vários benefícios pagos pelo Ministério do Trabalho e Previdência ao trabalhador, que tem direito ao valor de um salário-mínimo, vigente na data do pagamento, para aqueles trabalhadores cujo empregador seja contribuinte do PIS ou PASEP e que tenham exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias, tendo recebido em média até dois salários-mínimos de remuneração mensal. No site estão disponíveis a consulta e todas as normas do programa.
Aplicativos - No portal gov.br o Ministério do Trabalho e Previdência oferece acesso fácil a informações e serviços previdenciários e trabalhistas por meio de aplicativos, como a Carteira de Trabalho Digital, onde o usuário tem a sua disposição uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Por meio do Meu INSS, o atendimento é feito sem a necessidade de deslocamento até uma agência física, sendo possível fazer consultas, emitir extratos, realizar agendamentos e solicitar serviços. Na última versão, o segurado já pode consultar a cópia dos contratos de empréstimo e os dados de identificação coletados na contratação, o que aumenta a segurança nesse tipo de acordo, ampliando o contato entre o INSS e os cidadãos.
O tempo gasto na plataforma é em média três minutos, podendo o usuário contar com a ajuda da Helô (assistente virtual) que explica o passo a passo para todos os serviços, bastando apertar o botão no canto inferior direito da tela. O download dos aplicativos é gratuito no portal ou pode ser realizado via App Store e Play Store.