Notícias
Qualificação, Emprego e Renda
Seminário destaca resultados do projeto Transformação do Sine
Foto: Matheus Itacarambi / MTE
Com o objetivo de compartilhar os resultados do Projeto Transformação do Sine, foi realizado nos dias 21 e 22 o Seminário Técnico Regional do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Região Centro-Oeste, em Brasília. O projeto faz parte de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o governo da França, visando implementar ações para melhorar a eficiência das agências do Sine.
Conforme o diretor do Departamento de Trabalho, Emprego e Renda, do MTE, Tiago Motta, o projeto faz parte do processo de reestruturação das políticas públicas de trabalho e renda no país. Uma das metas é diminuir o tempo de reinserção de pessoas desempregadas no mundo do trabalho. “Para isso, estamos mudando a forma de atendimento aos trabalhadores para sermos mais assertivos nos encaminhamentos para vagas de emprego”, ressaltou Motta. Atualmente, os 26 estados, o Distrito Federal e 35 municípios estão credenciados para ofertarem os serviços do Sine, como seguro-desemprego, intermediação de mão de obra e qualificação profissional. Das 1.434 agências do Sine no país, 146 estão no Centro-Oeste.
Os dados do mundo do trabalho mostram que a taxa de desemprego na região estava 5,4% no segundo trimestre deste ano, percentual inferior ao do país, que é de 6,6%. A informalidade, no mesmo período, chegou a 33,3%, tendo uma queda de 1,9% em relação a 2023. Os dados são da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O saldo de empregos formais foi de 202.971 no Centro-Oeste, no acumulado de janeiro a setembro, deste ano, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do MTE. Esse saldo corresponde a pouco mais de 10% das vagas geradas no país em 2024, que está em 1.981.557 postos.
Projeto Transformação do Sine
O acordo de cooperação técnica internacional com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), financiadora do projeto, foi assinado em janeiro de 2023, permitindo que seja aplicado nas agências do Sine as estratégias utilizadas na intermediação de mão de obra da France Travail, o serviço público de emprego francês, com o apoio técnico da Expertise France.
Devido à heterogeneidade regional do Brasil, foram escolhidos dois estados distintos para a implantação de projetos pilotos, Roraima e Paraná. Nessas localidades, foi realizado um diagnóstico territorial do mercado de trabalho, realizadas dinâmicas inovadoras para intermediação de mão de obra e realizadas pesquisas de satisfação.
O coordenador do projeto, o francês Ambroise Le Moal, considerou o resultado das pesquisas uma surpresa, pelo nível de satisfação dos usuários nas agências piloto. Tanto em Curitiba como em Roraima, 95% dos trabalhadores responderam que se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento recebido. O mesmo acontece por parte das empresas, que declaram índice de 100% de satisfação no geral. “Na França temos muito mais coisas para oferecer aos candidatos, mas o nível de satisfação é bem mais baixo. Acredito que seja cultural, aqui as pessoas valorizam muito o atendimento. Na França, sempre se quer mais”, comparou.
O seminário da região Centro-Oeste é o quinto a ser realizado no país e visa divulgar os resultados do projeto, que está na reta final, além de compartilhar experiências de boas práticas entre os agentes credenciados do Sine. Para 2025, está previsto o último seminário regional abrangendo o Sul e um final com todos os estados em julho.