Notícias
Qualificação, Emprego e Renda
Para o país avançar, devemos oferecer oportunidades aos nossos jovens, diz Magno Lavigne
O secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego, Magno Lavigne, participou nesta quinta-feira (15) do lançamento do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), no município de Porto Nacional, no Tocantins. O programa é do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e tem como meta contemplar 1.400 trabalhadores e trabalhadoras no estado do Tocantins.
Os cursos ofertados são na área digital em três áreas: Criação de Sites, Programação de Serviços WEB e Desenvolvimento de Mobile e fazem parte do Projeto “Techinclusão: Capacitação Tecnológica para Transformação Profissional”. Além de Porto Nacional e seu distrito de Luzimângues, foram contemplados com os cursos os municípios de Palmas, Dianópolis, Arraias e Tocantínia.
Durante o evento, Magno Lavigne destacou a importância da participação da juventude no avanço do Brasil. “Precisamos de nossa juventude e só temos um caminho para esse país andar para a frente, é darmos oportunidade aos nossos jovens”.
Na última segunda-feira (13/5), também foi realizada uma aula inaugural, em Dianópolis, que marcou o início dos cursos para 150 trabalhadores, o secretário Lavigne esteve presente na atividade que reuniu autoridades locais. A carga horária dos cursos é de 200 horas e tem duração de quatro meses.
A execução do PMQ será realizada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), que firmou parceria com o MTE, após ser selecionada por Edital Público. Os recursos repassados para realização dos cursos no Estado são no valor de R$4.474.400,00, oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O público-alvo do PMQ são pessoas em situação de vulnerabilidade, que tenham entre 16 e 29 anos, mulheres, negros, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
O secretário de Qualificação, Emprego e Renda explicou que o PMQ foi construído a partir de uma ideia de inclusão social, sendo a parceria com institutos e universidades federais uma forma de aproximar a juventude em situação de vulnerabilidade desses espaços de educação. “Partimos do princípio de que se uma pessoa tiver a oportunidade de conviver com a estrutura dos institutos ou universidades federais, num curso que tenha uma trilha de aperfeiçoamento, nós vamos despertar nesse jovem a sua vontade de entrar no mundo da educação”, disse o secretário.
O Programa Manuel Querino foi lançado, pelo MTE, no final de 2023, e tem como meta contemplar 100 mil trabalhadores no país, contribuindo com a sua formação em geral e garantindo o seu acesso e permanência no mundo do trabalho. O PMQ é executado em parceria com os institutos e universidades federais, Organizações da Sociedade Civil (OSC) e pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). Para a elaboração curricular dos cursos, é avaliado as demandas do mundo do trabalho de cada região.