Notícias
Painel da Ouvidoria
Painel da Ouvidoria do Ministério Trabalho e Emprego já está no ar
A partir de hoje, dia 23 de maio, o Painel da Ouvidoria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está acessível a todos os cidadãos, trabalhadoras e trabalhadores. O painel disponibiliza, tempestivamente, dados referentes às demandas dos cidadãos que chegam via Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Fala.BR. Por meio dessa Plataforma é possível saber, por exemplo, que em 2023 foram registrados 1.471 pedidos de acesso à informação e 100.229 manifestações de ouvidoria no âmbito do ministério.
O Painel da Ouvidoria do MTE oferece um panorama das demandas da população direcionadas ao ministério, seja em forma de elogios, reclamações ou denúncias. Fruto do trabalho realizado em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do ministério, esta ferramenta foi desenvolvida para proporcionar acesso fácil e compreensível ao quantitativo de manifestações tratadas pela Ouvidoria, entre outros dados que podem ser filtrados pelos usuários. Anteriormente, tais informações eram disponibilizadas apenas em formato de relatórios elaborados quadrimestralmente.
De acordo com o ouvidor do MTE, Paulo Marcello Marques, o painel está dividido em duas abas: números de pedidos por Lei de Acesso à Informação e número de manifestações de ouvidoria. O painel possibilita verificar os dados por ano e mês e principais assuntos. Em relação às manifestações de ouvidoria, permite selecionar os tipos de manifestações mais recorrentes, o quantitativo de manifestações concluídas e em andamento, além do quantitativo de manifestações em atraso. Já em relação à LAI, é possível extrair o quantitativo de recursos, omissões e tempo médio de resposta. “Trata-se de uma ferramenta essencial para a ampliação da transparência da Ouvidoria do MTE, desempenhando um papel crucial na participação social dos cidadãos e no aprimoramento do controle sobre as instituições públicas”, explica Paulo.
O Ouvidor ressaltou ainda que o objetivo do Painel da Ouvidoria do MTE é proporcionar à população uma visão atualizada dos dados produzidos a partir das manifestações dos cidadãos, permitindo maior transparência sobre o funcionamento e a gestão das manifestações direcionadas ao Ministério.
Os serviços da Ouvidoria, podem ser acionados via telefone, que são a Central Alô Trabalho - Disque 158 ou Disque 100 ou pela internet via Fala.BR no site http://www.falabr.cgu.gov.br/ que centraliza todos os pedidos de informação amparados pela Lei nº 12.527/2011 dirigidos ao Poder Executivo Federal, suas entidades vinculadas e empresas estatais.
Para acessar o Painel acesse aqui.