Notícias
Aviso de Pauta
Luiz Marinho abre reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária nesta terça-feira (14)
O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, participa nesta terça-feira (14), às 9h30, da abertura da reunião ampliada do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), que marca o início dos debates que revisará o Plano Nacional de Economia Solidária, onde será discutido e aprovado na 4ª Conferência do segmento, previsto para acontecer em abril de 2025.
O evento, que está previsto para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de maio, será coordenado pela Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), que tem como secretário Gilberto Carvalho. Ainda no dia 14, pela manhã, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o economista Marcio Pochmann, fará uma análise de conjuntura. No período da tarde, haverá debates em torno dos eixos temáticos que orientam o Plano Nacional de Economia Solidária: “Produção, Comercialização e Consumo”; “Financiamento: Crédito e Finanças Solidárias”; “Educação e Autogestão” e “Ambiente Institucional”.
Na quarta-feira (15), às 16h30, o Conselho participa de uma audiência pública sobre Finanças Solidárias na Comissão de Trabalho, na Câmara dos Deputados. As atividades se encerram na quinta-feira (16) com um diálogo entre os ministérios que têm ações relacionadas à Economia Popular e Solidária.
Conselho Nacional de Economia Popular Solidária
O CNES tem natureza consultiva e propositiva, com a finalidade de realizar a interlocução e buscar consensos em torno de políticas e ações de fortalecimento da economia solidária. Em sua composição constam 56 membros de órgãos públicos e de representantes da sociedade civil, que trabalham dentro dessa lógica e articulam os empreendimentos na sua região. O ministro Luiz Marinho é o presidente do Conselho.