Notícias
Fiscalização
São Paulo registra 2 acidentes de trabalho fatais em cidades do interior
Foto: divulgação
A Inspeção do Trabalho em São Paulo está investigando as causas de dois acidentes graves que ocorreram em duas cidades paulistas, nesta quinta-feira, 27 de julho. Em Tietê, município a 160 km da capital, uma explosão em uma indústria de defensivos agrícolas, localizada na Rodovia Cornélio Pires (SP-127), causou a morte de um trabalhador e deixou feridos. Em Jundiaí, outro trabalhador morreu prensado por uma esteira em uma fábrica de tecidos.
Segundo informações da fiscalização, um trabalhador acidentado em Tietê, de 47 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Ele trabalhava na empresa desde 2003. Os sobreviventes foram socorridos e levados para o Hospital Santa Casa de Tietê. Em Jundiaí, o homem acidentado limpava uma esteira utilizada para transporte de itens de grande porte quando foi prensado pelo maquinário. Ele foi encontrado desacordado e com ferimentos na região torácica. Apesar de ter sido socorrido e encaminhado para o Hospital Paulo Sacramento, não resistiu aos ferimentos.
O superintendente regional de São Paulo, Marcus Mello, afirmou que os acidentes serão analisados e investigados, além das práticas de trabalho nas empresas. Segundo informou, foi prontamente acionado auditores fiscais do Trabalho especializados nesse tipo de ocorrência, que vão verificar todas as máquinas das empresas envolvidas, especialmente onde ocorreram os acidentes fatais. "Serão verificados vários aspectos relacionados à segurança do trabalho, como o cumprimento do programa de gerenciamento de riscos, o dimensionamento dos serviços de segurança e medicina do trabalho, bem como o funcionamento da CIPA e a disponibilização de EPIs aos empregados", explicou Mello.
Ele ressaltou que a análise de acidentes de trabalho fatais “requer rapidez após o ocorrido, para que não se percam elementos essenciais para as investigações”.
O chefe regional do Trabalho em Sorocaba, Ubiratan Vieira, que cuida das investigações na região, salientou que o delegado assistente do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 7) de Sorocaba, Rodrigo Ayres, se colocou à disposição para colaborar com o MTE. A fiscalização, inclusive, já solicitou a interdição do local da explosão na empresa de Tietê para preservação do local para fins de fiscalização.