Notícias
Geração de Emprego
Ministro Luiz Marinho visita GE Vernova e Pan-Metal no Vale do Paraíba (SP)
Foto: Allexandre Silva/MTE
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, esteve nesta sexta-feira (21) no Vale do Paraíba em Taubaté (SP) para visitar as fábricas da GE Venova e Pan-Metal, empresas com forte potencial de geração de empregos que atuam na fabricação de componentes para indústria pesada.
Durante sua visita, o ministro conversou com integrantes da administração e com trabalhadores das empresas, ressaltando as políticas propostas pelo Ministério, desde a sua recriação em 2022, para a geração de oportunidades de investimentos que possibilitem a geração de empregos. O ministro destacou a retomada do crescimento que vem ocorrendo no país desde o início do governo, ressaltando as iniciativas que vêm sendo propostas e que tem revertido em bons resultados. “No ano passado foram geradas 1 milhão e meio de vagas e nos 4 meses do ano já geramos quase um milhão de vagas de emprego. Isso mostra que as iniciativas propostas têm sido positivas”, afirmou.
Segundo o ministro, além do financiamento às iniciativas empresariais é preciso também focar na qualificação profissional para capacitar o trabalhador para as mudanças no mercado de trabalho. “É uma questão que é fundamental para a indústria. O Ministério vem observando o mercado, monitorando e tomando as medidas necessárias”, avaliou
De acordo com o apresentado pela direção da GE, que emprega hoje mais de 800 funcionários, o investimento foca principalmente nas áreas de energia sustentável para a indústria hidráulica, eólica e gás. O programa de investimento foca na formação de mão de obra especializada para atuar no segmento de hidroprodutos para usinas e que vem criando muitas oportunidades de emprego para quem se qualifica. A Pan-Metal, com cerca de 320 empregados, investe em montagem e manufaturas de peças e componentes para a indústria pesada, adiantando ao ministro que pretende pleitear R$25 milhões em recursos do BNDES para investimento em maquinário, aumentando sua capacidade produtiva. Segundo a diretoria da empresa, somente no ano passado a ampliação em seu quadro funcional chegou a 30%.
O ministro ressaltou a importância dos investimentos e da geração de empregos dessas empresas, frisando que o governo vem investindo nesse processo de reconstrução das políticas públicas, da retomada do crescimento da economia, propiciando às empresas oportunidades de crescimento, promovendo mudanças nas políticas econômicas, fiscal, tributária, e, principalmente, na de concessão de financiamento. Luiz Marinho ressaltou o nível de emprego gerado hoje pela indústria na região de Taubaté. “Nós estamos olhando esse momento da indústria e a possibilidade de estar crescendo. Isso reflete no indicador de desemprego. Nós temos hoje um dos menores índices de desemprego, 7.5%, mas temos de continuar crescendo. Nós éramos no ano passado a 12ª economia mundial, já chegamos a 8ª e vamos reconquistar a 6ª economia global”, afirmou.