Notícias
G20 Brasil
Brasil e EUA promovem Diálogo de Alto Nível com Trabalhadores em Fortaleza
Foto: Allexandre Silva/MTE
No início da tarde desta quarta-feira (24), Brasil e Estados Unidos realizaram o "Diálogo de Alto Nível com Trabalhadores no âmbito da parceria Lula-Biden (PWR)" no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. O evento faz parte da 5ª e última etapa do GT sobre Emprego do G20 Brasil.
A aliança entre os dois países foi formalizada pelo ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Luiz Marinho, e a secretária interina do Departamento de Estado do Trabalho dos EUA, Julie Su, junto com representantes dos trabalhadores. O objetivo do encontro é discutir as prioridades e iniciativas acordadas, aumentando a legitimidade centrada no trabalho.
O ministro Luiz Marinho propôs a elaboração de uma aliança que poderá ser celebrada nos próximos meses. “A construção de uma aliança permitirá discutirmos os desafios comuns que surgem com as drásticas mudanças no mundo do trabalho”.
Julie Su ressaltou que acompanha o desenvolvimento das propostas de legislações que estão sendo desenvolvidas, inclusive no Brasil, para a proteção dos trabalhadores por aplicativos, como os motoristas de passageiros e os motociclistas que fazem entrega em domicílio.
Participaram da reunião representantes sindicais dos dois países. Entre os presentes estavam a subsecretária-adjunta, Thea Lee, a diretora do Departamento Internacional, Cathy Feingold, e o subsecretário-adjunto USDOL, Mark Mittelhauser. Representando os trabalhadores brasileiros, participaram o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, o representante da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, e o conselheiro sênior para Estratégias Globais (UFCW), Stanley Gacek.
Parceria Lula-Biden
O mecanismo da parceria Lula-Biden, firmado em setembro de 2023, permite que líderes sindicais apresentem reivindicações, sugestões e recomendações relacionadas às condições de trabalho nos dois países. Essas questões serão direcionadas aos respectivos ministérios e departamentos, para serem acompanhadas pelo pessoal focal da Parceria. A aliança foi estabelecida em setembro do ano passado, como parte da Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras, com o objetivo de promover o trabalho digno.