Notícias
Troca de experiências
Brasil e Espanha compartilham experiências para reduzir o desemprego juvenil
Matheus Damascema/MTE
Uma experiência exitosa do Ministério do Trabalho e Economia Social do Reino da Espanha para a redução do desemprego entre os jovens está sendo compartilhada com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego entre os dias 8 a 12 de julho em Brasília. Atualmente, a Espanha é o país europeu que tem obtido um dos melhores resultados na diminuição da taxa de desemprego entre os jovens de 15 a 24 anos.
Na abertura dos trabalhos, nesta segunda-feira (08), o secretário de Qualificação do MTE, Magno Lavigne, deu boas-vindas aos representantes do Serviço Público de Emprego Estado (SEPE), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e da Economia Social da Espanha, destacando que o Brasil alcançou um recorde na contratação de jovens por meio da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00). Em abril deste ano o número de jovens aprendizes chegou a 611 mil. “Essa conquista se deve à reestruturação do MTE, à criação de uma diretoria dedicada à juventude e à articulação com entidades formadoras e empresas”, relatou Lavigne.
Ricardo Cuesta Garcia, diretor provincial da SEPE de Madri e responsável pela Assistência Técnica espanhola, ressaltou a importância da parceria entre os países para a troca de experiências e implementação de políticas trabalhistas para os jovens. Dados que ainda serão apresentados por Garcia nos próximos dias, mostram que, em 15 anos, a taxa de desemprego na faixa dos 15 aos 24 anos na Espanha caiu de 52% para 21% no ano passado. Segundo ele, embora a Espanha tenha convivido com altas taxas de desemprego juvenil, a nível europeu ocupa o terceiro lugar em termos de velocidade na redução desse índice. Isso se deve, na sua opinião, a diversos fatores, como a reforma trabalhista de 2021, o plano Garantia Juvenil (uma iniciativa europeia para inserção de jovens no mercado de trabalho) e a estratégia espanhola de apoio ao emprego. “Pretendemos compartilhar a nossa experiência, acredito que ela possa ser útil para enfrentar os desafios do desemprego juvenil”, finalizou.
Veja a Programação:
8/7 – Apresentação do Sistema Nacional de Emprego Espanhol (Estrutura e funções).
9/7 – O quadro europeu para as políticas de emprego jovem.
10/7 – Plano Garantia Juvenil Plus. (Histórico, objetivos e conteúdo)
11/7 – As políticas de aprendizagem profissional e contratos de formação na Espanha.
12/7 – Algumas experiências de sucesso em políticas de emprego jovem