Notícias
Homenagem
Luiz Marinho recebe da Câmara Municipal de Presidente Prudente título de “Cidadão Prudentino”
Foto: Allexandre Silva
Uma homenagem pelos serviços prestados ao município foi concedida na noite de sexta feira (19) ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, pela Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP), agraciado pela Casa com o título de 'Cidadão Prudentino'. De autoria do vereador Ivan Itamar (União Brasil), a moção foi homologada pela Câmara pela sua firme dedicação à regulação das relações de trabalho, promoção do desenvolvimento e promoção de empregos.
Em seção no auditório da 29ª Subseção da OAB com a presença do presidente da Câmara, Tiago Oliveira (PP), e os vereadores Dr. Enio Perrone (PSD), William Leite (PP) e Miriam Brandão (PSD), além de representantes da sociedade civil e entidades sindicais, Luiz Marinho recebeu a comenda ressaltando que “a ferramenta mais poderosa de uma gestão é o diálogo”, afirmando que o governo é de todos e para todos, frisando que o atendimento das demandas pela pasta, independente de convicção política, “se dá pela qualidade dos projetos apresentados e o que eles oferecem a população, principalmente aos mais necessitados”.
Ivan Itamar, ao justificar a homenagem, destacou a firme dedicação do ministro à regulação das relações de trabalho, ao desenvolvimento econômico sustentável e a promoção de empregos que beneficia toda a população. Para a deputada estadual, Márcia Lia, “Prudente ganhou um filho amoroso que ajuda a fazer um Brasil melhor”.
Em seu discurso, o ministro citou as iniciativas da atual gestão, como a Lei de Igualdade Salarial que obriga a equiparação salarial entre homens e mulheres para funções ou cargos idênticos, a política de valorização do salário-mínimo e o compromisso do governo na promoção de condições dignas de trabalho para todos. “É preciso aqui destacar a retomada do desenvolvimento que está ocorrendo no nosso país. No acumulado do ano (janeiro/2024 a fevereiro/2024), o saldo de empregos foi positivo em 474.614 postos de trabalho, grandes empresas voltaram a investir e o Brasil voltou a crescer, ocupando lugar de destaque na economia mundial.”
História - Luiz Marinho agradeceu a homenagem e falou de sua relação próxima com Presidente Prudente e região. Lembrou sua trajetória, quando trocou o interior de São Paulo pela capital, indo para São Bernardo do Campo trabalhar na Volkswagen, se tornando presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), prefeito de São Bernardo do Campo, Deputado Federal, ministro do Trabalho, da Previdência e agora novamente Ministro do Trabalho e Emprego.
Ao outorgar a homenagem, a Câmara Municipal destacou as políticas públicas implementadas pelo ministro: as medidas impactaram positivamente o mercado de trabalho em Presidente Prudente, resultando em mais oportunidades de emprego, melhorias nas condições de trabalho e aumento da renda para os trabalhadores locais e os programas e ações do ministro promoveram a inclusão de grupos mais vulneráveis, como pessoas com deficiência, jovens em busca de emprego e minorias étnicas, cria oportunidades equitativas para todos os residentes de Presidente Prudente”.
Destacou também os grupos tripartites envolvendo empregadores e empregados, com a coordenação do ministro, que “resultará em melhoria das relações entre empregadores e empregados em Presidente Prudente, fortalecendo a negociação coletiva e a resolução pacífica de conflitos trabalhistas”.
Em sua agenda, o ministro visitou ainda a prefeitura de Presidente Prudente e teve encontro com prefeitos de municípios da região, quando falou das políticas oferecidas pelo governo, destacando que o Ministério avalia todas as iniciativas positivas que proporcionam a geração de emprego e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida da comunidade local. Nesses encontros, afirmou que a orientação do presidente é para que os ministros rodem o País e conversem com o povo. “Irei levar as demandas e partilhar com os colegas de governo. O compromisso é pensar o Brasil a partir das pessoas, das crianças, da juventude, das famílias e das necessidades, e olhar os bons projetos. Então, se tem bons projetos, tem mais oportunidade, independente da região do país onde que se encontra”, finalizou.