Notícias
Trabalho Análogo à Escravidão
Brasileira recebe prêmio internacional Award por sua contribuição na luta contra o trabalho análogo à escravidão
A brasileira Pureza Lopes Loyola, de 80 anos, recebeu nesta quinta-feira (15), em Washington, o prêmio Heróis no Combate ao Tráfico (Trafficking in Person Report TIP Heroes Award) de 2023, por contribuir na luta contra o trabalho análogo à escravidão e o tráfico de pessoas.
Em 1996, Pureza reencontrou seu filho Abel, depois de três anos de buscas. Ao sair do Maranhão para trabalhar no garimpo, no estado do Pará, Abel foi encontrado pela mãe em condições degradantes de trabalho.
A luta de Pureza motivou a criação, em 1995, do Grupo Especial de Fiscalização Móvel pelo MTE. Desde a criação do Grupo, mais de 61 mil trabalhadores e trabalhadoras foram resgatados de trabalho análogo à escravidão no país. As operações do grupo são coordenadas pela Auditoria Fiscal do Trabalho do Ministério do e Emprego (MTE) e contam com representantes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público Federal (MPF).
A saga da maranhense para encontrar o filho Abel, em situação de trabalho análogo à escravidão, foi contada no filme nacional dirigido pelo cineasta Renato Barbieri. Pureza. O Amor Destemido de uma Mãe contra o Trabalho Escravo foi lançado em maio de 2022. A obra já foi exibida em 35 festivais nacionais e internacionais, de 18 países, e conquistou, até o momento, 28 prêmios. A atriz que interpreta a heroína nas telas de cinema, Dira Paes.
Dados e denúncias - Os dados oficiais das ações de combate ao trabalho análogo à escravidão no Brasil estão disponíveis no Radar do Trabalho Escravo da SIT, no seguinte endereço: https://sit.trabalho.gov.br/radar/ e as denúncias podem ser feitas, de forma remota e sigilosa, no Sistema Ipê, lançado em 2020 pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O sistema é exclusivo para o recebimento de denúncias e tem versões em inglês, espanhol e francês, com o objetivo de melhor atender aos trabalhadores migrantes de outras nacionalidades.