Notícias
Aviso de Pauta
Ministro Luiz Marinho participa da reativação da Unidade Móvel do Trabalhador do DF no Capital Moto Week
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participa da reativação da Unidade Móvel do Trabalhador no dia 25 de julho, durante a realização do Brasília Moto Week, às 14h, no Parque da Granja do Torto, em Brasília.
A parceria entre a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal (SRTE/DF) com o Capital Moto Week busca aproximação humanizada com a população do Distrito Federal, proporcionando um atendimento rápido e soluções imediatas dos serviços oferecidos pela SRTE/DF aos cidadãos, como relações do trabalho e emprego e erradicação do trabalho infantil.
A Unidade estará presente no espaço social “Vila do Bem” do Capital Moto Week, de 24 a 26 de julho, com a finalidade de prestar atendimento ao cidadão, dando orientações sobre a emissão de CTPS Digital, Seguro Desemprego, Abono Salarial, Registro Profissional de Emprego, solicitações de mediações trabalhistas, denúncias de irregularidades trabalhistas para atuação dos auditores fiscais do Trabalho e cálculos de rescisão de Contrato de Trabalho para empregados domésticos.
O Ministério do Trabalho e Emprego pretende também reforçar a campanha do Fórum Nacional da Erradicação do Trabalho Infantil deste ano, que tem como tema “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil”, que propõe um chamado à sociedade de que a proteção à infância é fundamental para o enfrentamento do trabalho infantil.
Na tela de cinema disponível no evento, será exibido o curta-metragem “Vida Maria”, escrita e dirigida pelo animador gráfico Márcio Ramos, uma animação em 3D, lançada no ano de 2006. O filme se passa no Sertão Cearense e conta a história de Maria José, uma menina de 5 anos que é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, cresce, casa, tem filhos e envelhece. Após o filme, um vídeo institucional sobre o Trabalho Infantil também será transmitido.
Serão distribuídos cata-ventos para celebrar a infância, símbolo da erradicação do trabalho infantil no mundo. O colorido cata-vento de cinco pontas representa os cinco continentes e significa movimento, sinergia, e articulação de ações permanentes contra o trabalho infantil. Traz ainda em sua essência o sentido lúdico de alegria que deve estar presente na vida das crianças.
A programação conta ainda com uma amostra da Exposição Fotográfica realizada por auditores fiscais do Trabalho durante a década de 1990 em áreas urbanas e rurais do Distrito Federal e Entorno. As fotografias são resultado de um forte movimento junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizado com objetivo de sensibilizar a população contra o trabalho infantil e mobilização quanto a denúncias junto ao Sistema Ipê Trabalho Infantil.
Denuncie - Para realizar denúncias de situações de trabalho infantil, a ligações pode ser anônima no Disque 100, ou pode acessar o Sistema Ipê Trabalho Infantil, da Auditoria-Fiscal do Trabalho que recebe de forma mais detalhada denúncias sobre a ocorrência de trabalho infantil em todo território brasileiro. A plataforma realiza valoração, triagem e classificação destas denúncias de maneira automatizada. Além de permitir gestão, planejamento e apuração das denúncias.
Serviço
Unidade Móvel do Trabalhador do DF no Capital Moto Week
14h - 17h - Atendimento ao Público
18h10 - Exibição no Cinema do Evento do curta-metragem “Vida Maria”