Notícias
Luiz Marinho se reúne com ministra alemã, Svenja Schulze, para debater sobre políticas de trabalho e emprego
Foto: Allexandre Santos Silva
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, se reuniu na tarde desta segunda-feira (30), com a ministra alemã da Cooperação Econômica, Svenja Schulze, para trocar experiências sobre as políticas de trabalho e emprego. Além dos ministros, também estiveram presentes no encontro o secretário-executivo do MTE, Francisco Macena da Silva, e o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms.
Durante a reunião, o ministro do Trabalho e Emprego ressaltou o quanto a transferência de tecnologia, o modelo pedagógico, o modelo de relações e intermediações que existem entre o trabalho e governo, trabalho e empresas na Alemanha, podem ajudar o Brasil a acelerar o processo de retomada e de transição, que o país está vivendo, para ter uma qualificação profissional de qualidade que dê conta do novo mundo de trabalho.
Luiz Marinho aproveitou a oportunidade para destacar a necessidade de chamar as empresas a sua responsabilidade para contribuírem com a formação profissionalizante. “Estamos a 30 dias retomando o governo no processo de reconstruir as estruturas destruídas e trabalhar a retomada da rede que existia antes no Brasil, nesse processo de qualificação de capacitação. Temos que reorganizar também o processo da inserção das empresas nessa responsabilidade. Evidente que a Alemanha tem várias empresas de capital alemão atuando no Brasil que, eventualmente, podemos pensar no fórum dessas empresas, em como elas possam ajudar a liderar as situações das empresas dessa responsabilização, talvez fosse de uma grande contribuição nesse processo de retomada”, avaliou o ministro.
Segundo o secretário-executivo do MTE, Francisco Macena da Silva, “as empresas, junto com os trabalhadores, são os maiores interessados por um curso de qualificação com qualidade. Eles sabem a demanda, as necessidades que possuem. Nós precisamos fazer uma formação capaz de suprir essas necessidades”.
Para a ministra alemã, Svenja Schulze, é importante que a Alemanha e o Brasil retomem a parceria nesse tema. “A gente tinha uma longa tradição nesse setor, uma excelente cooperação com resultados muito bons. Então, nós deveríamos retomar essas atividades porque faz todo sentido termos jovens bem informados, bem qualificados para as energias renováveis, para que haja perspectiva na sociedade para diminuir o fosso social, a desigualdade, tirarmos as pessoas do setor informal e conduzi-las para o setor formal. E, se pudermos fazer algo, pudermos contribuir, é o que vamos fazer”, ressaltou Svenja Schulze.
Na ocasião, os ministros aproveitaram também para destacar a importância da participação das mulheres no mundo do trabalho em geral e no escalão superior.
De acordo com Luiz Marinho, o presidente Lula instituiu um grupo interministerial para trabalhar esse assunto, buscando, do ponto de vista da lei que garanta atividade igual e salário igual entre homens e mulheres. “Um processo que creio que será exitoso. Há também um debate muito forte na sociedade de abrir espaços onde ainda há presença pequena das mulheres, que é o caso do Judiciário, da estrutura de governos. Isso é um debate muito presente no Brasil hoje, que dará resultados positivos”, destacou o ministro.
“De fato, a sociedade precisa das mulheres, isso vale para nós e para a sociedade brasileira. Não podemos prescindir das mulheres. Sem as mulheres não funciona”, enfatizou a ministra alemã.